segunda-feira, 20 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 6

Nos anos 80 não havia internet. Havia a TV, o cinema e depois as locadoras de vídeo VHS. Eram os únicos meios de assistir filmes. E eu digo que apesar de tudo ter um lugar na história, era muito prazeroso assistir filmes por esses meios. O cinema era barato, não havia cinemas em Shopping Center. Eram os grandes cinemas de rua, como se fala hoje em dia. Grandes dinossauros com até 1000 lugares. Já estavam decadentes nos anos 80, não iriam durar muito, mas ainda vivenciei essa época.

A TV era a segunda opção até o aparecimento do videocassete. Na TV eram exibidos os grandes filmes na Rede Globo, principalmente no Supercine (onde eram exibidos os melhores filmes, no sábado à noite) e depois na Sessão de Gala (que entrou até mesmo em letra de música famosa do Cazuza). Hoje em dia parece que ainda existe o Supercine, mas é de madrugada, exibindo filmes menores. Nos anos 80 era a grande sessão de cinema da TV aberta. E começava cedo, lá por volta das nove horas. Sessão de Gala começava às 23:00hs. Era um prazer para quem gostava de cinema.

Por fim, lá pela metade dos anos 80 surgiu o videocassete. Que época maravilhosa para um cinéfilo existir. Havia as locadoras com centenas de filmes para alugar. Eu fui um assíduo cliente de locadoras de vídeo. E não era apenas o prazer de escolher um filme, havia toda uma espécie de ritual para ir alugar um filme. Havia bate papos com outros cinéfilos, havia os famosos pacotes de fim de semana. Hoje em dia eu confesso que não iria mais ter o mesmo prazer daquela época, até porque eu era um jovem nos anos 80. Hoje, perto dos 50 anos, já não sentiria prazer em sair de casa para ir atrás de um filme. Como eu disse tudo tem seu lugar na história.

Agora existe uma coisa que sinto realmente saudades. É das revistas de cinema e vídeo. Nos anos 80 havia muitas revistas para comprar, ler e colecionar. A minha preferida era a SET, mas havia várias outras como Cinemin (que trazia muitas vezes as melhores matérias), a Fotogramas e Vídeo (que durou pouco), a Cinevídeo... e tantas outras. Como se diz havia todo um cenário para cinéfilo nenhum colocar defeito. Eu consumi tudo isso e amei cada revista que comprei, cada filme que assisti. Que tempo bom...

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Realmente os anos 80 são uma lembrança muito boa...Comecei a colecionar revistas de Cinema em 1987 (revista SET, principalmente) e todo fim de semana ia prá casa do meu tio que tinha videocassete e alugava pelo menos um filme ... Na época também passava o único programa que me lembro dedicado ao video doméstico , PLAY REC , na Record. Tempo bom!

    ResponderExcluir
  2. Havia um programa de cinema na Rede Manchete. Passava no sábado à tarde, mas agora não consigo me lembrar do nome... Vou tentar lembrar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinemania! Tinha também o Cinemania 2 - Mais forte ainda...Passava depois da Meia-Noite ,exibiam até até trecho de Pornô!

      Excluir
  3. Nos anos oitenta eu ainda me lembro das primeiras locadoras de vídeo, cujo acervo era 80% pirata já que não havia ainda um mercado sólido pra que as empresas de cinema lançassem seus filmes de cinema também em vídeo. Quem diria que de lá pra cá, já houve um auge das locadoras de vídeo e também a sua quase completa extinção?

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro dessa fase, foram anos e anos de luta contra a pirataria, só que quando tudo estava legalizado veio a internet e acabou com o videocassete. É interessante porque o negocio de locadoras praticamente entrou em extinção. Eu vi o surgimento desse tipo de comércio e o seu fim melancólico.

    ResponderExcluir