quinta-feira, 9 de junho de 2022

A Pior Pessoa do Mundo

Mais um filme da lista do Oscar de 2022 que assisto. Conta a história de uma jovem chamada Julie. Ela é uma garota bonita, jovem e inteligente. Porém tem um grave problema, é muito inconstante. Quando o filme começa ela é uma estudante de medicina, mas logo percebe que não tem vocação para a carreira médica. Decide mudar de universidade, indo estudar psicologia. Pensou que seria sua decisão final? Nem pensar, ela logo larga psicologia para estudar fotografia, pois se diz ser uma pessoa muito visual. Na vida pessoal ela também é bem inconstante. Começa um relacionamento com um autor de histórias em quadrinhos, bem mais velho do que ela. Eles se dão bem no começo, mas estão na realidade em fases diferentes da vida. Ele, com mais de 40 anos de idade, quer ter filhos. Ela, na Flor da Juventude, nem pensa em ser mãe, pois tem uma certa consciência de que não tem vocação maternal. Com isso o relacionamento vai aos poucos afundando e piora quando ela encontra um cara de sua idade numa festa. Eles passam a noite conversando e surge dali uma paixão que a domina completamente. O namorado mais velho obviamente dança, mas eles vão ainda se encontrar novamente da fase final do filme, quando as coisas se tornam bem mais dramáticas.

Gostei desse filme que tem um título que, ao meu ver, não é muito adequado. É uma história que considero bem leve, interessante, sobre uma jovem dos novos tempos, um bem realizado retrato dessa nova geração. A atriz Renate Reinsve é excepcionalmente talentosa, tanto que levou uma indicação ao BAFTA de melhor atriz, algo raro para alguém tão jovem e ainda mais raro, se formos pensar bem, pelo fato dela ser norueguesa. O roteiro do filme também foi indicado ao Oscar. Justa indicação. Procura tratar temas sérios com uma leveza que cativa. De forma geral é um filme muito bom, só espero que não estraguem tudo com um daqueles remakes melosos e piegas que Hollywood sabe fazer tão bem.

A Pior Pessoa do Mundo (Verdens verste menneske, Noruega, 2021) Direção: Joachim Trier / Roteiro: Joachim Trier / Elenco: Renate Reinsve, Anders Danielsen Lie, Anders Danielsen Lie / Sinopse: jovem norueguesa, vivendo em Oslo, vai fazendo as escolhas de sua vida, tanto na vida profissional como pessoal, acertando algumas vezes, errando algumas vezes. Filme indicada ao Oscar das categorias de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Se o filme é tão bom e remake é quase certo. Hollywood adora ver todos bons filmes europeus com seus atores e sua própria linguagem, geralmente, com você bem disse, estragando tudo.

    ResponderExcluir
  2. O cinema europeu tem seu próprio ritmo e sua própria maneira de contar suas histórias. Geralmente Hollywood estraga essas mesmas histórias.

    ResponderExcluir