domingo, 26 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 7

Pois bem, continuando minhas memórias cinéfilas. Tinha um cinema secundário na minha cidade que se chamava Plaza. Curiosamente ficava na mesma rua do principal cinema, o Municipal. O Plaza poderia ter sido um grande cinema em sua época de ouro que acredito ter sido lá pelos anos 1960. Quando eu fui a esse cinema pela primeira vez, nos anos 80, ele já tinha ficado decadente. Decadente ao ponto de exibir filmes pornôs durante a semana. Nos fins de semana não melhorava muito. Filmes obscuros de karatê e ação eram exibidos.

No Plaza eu cheguei a ver filmes ruins, mas também filmes que hoje fazem parte da história do cinema. Por exemplo eu vi "ET - O Extraterrestre" pela primeira vez nesse cinema. ET é de 1982 e quando o vi foi numa sessão em, provavelmente, 1986, era uma semana de exibição especial. Pois é, esse clássico de Spielberg chegou a ser relançado no Brasil naquele ano. Também vi "Seven" naquela que foi a última vez que fui nesse cinema. Ele iria fechar pouco depois.

De filme bom também posso me lembrar de ter visto nesse cinema "Cocoon", ótima ficção dos anos 80. Também assisti nesse cinema "Rocky IV" numa sessão inesquecível onde todo o público torceu como se estivesse assistindo a uma luta de verdade. E o cinema estava lotado. Havia também a exibição de vários filmes de terror no Plaza. Não os principais filmes da época como "A Hora do Espanto", mas as produções secundárias do tipo "Noite dos Arrepios". Era muito legal. Também vi nessa sala o terror de Jack Nicholson chamado "Lobo". Não gostei muito. Vi ainda "Sonâmbulos" de Stephen King. Dessa vez curti bastante.

Agora, o Plaza ficou conhecido mesmo pelas podreiras que exibia. Praticamente todos os filmes da Cannon eram exibidos lá. Todos os filmes de Chuck Norris e olha que vi vários deles, como "Invasão USA", "Código do Silêncio", "Comando Delta", "Braddock", tanto o primeiro como o segundo, ficaram pelo menos uma semana em exibição, mostrando que havia público para eles. Infelizmente nos anos 90 o Plaza faliu. Seu prédio foi vendido e virou uma loja de calçados. Sempre que passo em frente a esse local tenho saudades. Quando um cinema fecha numa cidade parte de sua riqueza cultural também se vai.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo - Parte 7
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pra falar a verdade, com o advento do streaming, eu nem sei como ainda existem salas de cinema. Parece coisa fadada ao mesmo destino das vídeo locadoras. Pricipalmente depois da pandemia.

    ResponderExcluir
  3. Parece que as coisas que existiam no século 20 estão fadadas a desaparecer e nós vamos presenciar todas essas mudanças. Tudo, absolutamente tudo, estará à disposição das pessoas em suas casas. E onde tudo isso vai parar? Eu não tenho a mínima ideia...

    ResponderExcluir