segunda-feira, 13 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 5

Como essa é uma série de textos de lembranças eu vou aqui contar do dia em que fui impedido de entrar no cinema. O filme? "Império do Sol" de Steven Spielberg. Eu combinei de encontrar um amigo da minha escola para ver esse filme que eu não poderia perder de jeito nenhum. Afinal era Spielberg. Era os anos 80. Ele era o maior diretor daquele tempo. Qualquer filme com o nome de Steven Spielberg logo se tornava obrigatório para qualquer jovem cinéfilo como eu.

Então eu vi os horários e percebi que conseguiria ir para a aula de educação física do Marista e depois correr para pegar a sessão das quatro e meia da tarde. Só que meus planos deram errado quando o porteiro me impediu de entrar no cinema! A razão? Eu estava com roupa de educação física, de shorts e tênis. Aquele era o cinema Municipal. Apesar de decadente ainda havia uma política de vestimenta para entrar. Só que eu não sabia disso!

Voltei correndo para casa e vesti uma roupa melhor. Entrei no meio da sessão (uma coisa péssima, não recomendo). Peguei o filme pela metade, não entendi direito o que rolava na tela e o filme acabou se revelando ruim para mim - pelo menos até eu voltar a vê-lo, dessa vez na TV e de forma completa.

Outra vez eu fui expulso com meus amigos do cinema por causa de bagunça. Ora, eu era um jovem colegial, que vivia no meio de muitas risadas e diversões. Era um tempo maravilhoso que sinto falta. O filme era péssimo, um terror classe Z, acho que era "O Fantasma de Alcatraz" ou algo assim. Como era muito ruim a gente começou a zoar demais, além da conta. Acabamos no lado de fora do cinema. Lembranças divertidas de um tempo muito bom da minha vida.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo - Parte 5
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Império do Sol eu vi no cinema no lançamento. Uma criança chamada Christian Bale dá um show de interpretação ofuscando um pouco até mesmo o talentosíssimo John Malcovich. Mesmo assim eu jamais acreditaria naquela época que o Bale se tornaria esse sucesso mundial que se tornou nesses anos. Um feito raro, uma criança do cinema fazer ainda mais sucesso quando adulto.

    ResponderExcluir
  3. Imagine minha surpresa quando descobri que seria ele o novo Batman. Pra falar a verdade eu nunca gostei muito dele, nunca fui admirador de seu trabalho, apesar de reconhecer que é um bom ator.

    ResponderExcluir