sexta-feira, 3 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 1

Puxando pela minha memória agora percebo que sempre gostei de filmes. Só que até certa idade eu só os assistia na TV. Era muito jovem. Quando criança eu certamente assisti algum filme dos Trapalhões no cinema.  Posso ter visto "Os Saltimbancos Trapalhões" ou algum outro filme do quarteto dessa mesma época, levado pelo meu pai. Toda criança brasileira daquele tempo viu algum filme deles no cinema. Eram os grandes campeões de bilheteria. Essa memória existe, mesmo que muito apagada. Eu posso ter assistido também "Superman" de 1978, mas eu era muito criança. As minhas memórias não vão tão longe. Entretanto ainda posso dizer que algum filme do Superman ali na virada dos anos 70 para os anos 80 vi em tela grande. Pode ter sido o primeiro filme com Christopher Reeve, mas provavelmente tenha sido "Superman II". E se realmente assisti foi certamente uma das primeiras vezes que fui ao cinema.

Uma coisa porém é certa: Eu passei a ir regularmente ao cinema na década de 1980. Nessa época ainda não existiam os cinemas de shopping, os Multiplex. Os cinemas se localizavam geralmente no centro das cidades. Eram grandes, para quase 1000 pessoas. Grande prédios, grandes dinossauros do passado. Na verdade eu peguei o fim da era dos grandes cinemas das cidades, hoje conhecidos como cinemas de rua. Uma pena que essas antigas e majestosas salas de cinema já não existam mais (pelo menos na minha cidade todos foram fechados!). A maioria desses cinemas se tornaram igrejas no estilo "Pague para entrar no céu". Uma perda cultural bem relevante no meu modo de pensar.

O ano de 1985 foi crucial na minha vida de cinéfilo. Foi a partir desse ano que eu comecei a frequentar cinemas com regularidade. Para falar a verdade eu ia toda semana ao cinema. Via religiosamente pelo menos um grande lançamento por semana e se no outro cinema estivesse passando algo bom, ia também. O principal cinema da minha cidade se chamava Municipal. O outro, menor, mas perto, se chamava Plaza. Nenhum dos dois sobreviveu ao tempo. O primeiro vive mudando de nome comercial. Comércio religioso, é bom explicar. O outro virou uma loja de sapatos hoje em dia. Que lástima!

Então vou começar essas minhas lembranças pelos filmes que vi no cinema durante os anos 80. Eu tinha 12, 13 anos de idade, por aí, Estudante Marista. Já muito apaixonado por artes (cinema e música sempre tiveram grande espaço em minha vida). Mas afinal o que aquele garoto dos anos 80 assistiu nos cinemas naquele ano? Bom, esse é assunto para as próximas crônicas - até lá!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo - Parte 1
    Pablo Aluísio

    ResponderExcluir
  2. Belo texto! Também comecei minhas idas ao cinema com Trapalhões ,acompanhado de minha mãe ,primos e tia. Nossas velhas nunca curtiram legendas então era só Trapalhões mesmo ,srsr

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Jobson. É a tal coisa, quem foi criança nos anos 80 viu filme dos trapalhões no cinema. E foi a primeira vez no cinema para muitas dessas crianças.

    ResponderExcluir
  4. De uns anos pra cá eu não tenho mais suportado assistir filmes no cinema por causa da falta de educação e de bom senso das pessoas com seus imensos sacos de pipoca, conversas, e outras coisa mais que me irritam profundamente. Só vou quando passa um 007 novo e nesse último não fui pela primeira vez na vida. Ou as pessoas estão muito diferentes do passado, ou eu estou velho e ranzinza, mas não aguento mais fazer o já fiz, pelo menos ir duas vezes ao cinema por semana com fiz nas décadas de 70, 80 e 90.

    ResponderExcluir
  5. O mundo mudou! Felizmente na minha época de juventude e adolescência ir ao cinema era muito mais simples, barato e fácil. Eu ia pelo menos duas vezes por semana ao cinema. E pelo menos naqueles tempos era algo muito prazeroso. Hoje em dia o modo de se assistir filmes mudou também. O streaming domina. O cinema de shopping, com ingressos a 50, 60 reais, virou coisa de elite.

    ResponderExcluir