sexta-feira, 3 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 2

Olhando para a lista dos filmes lançados em 1985 um dos maiores sucessos daquele ano foi "De Volta Para o Futuro". Eu não vi no cinema! Não sei explicar a razão porque perdi a chance de ver um dos filmes mais famosos daquela época na tela grande. Só o veria em 1987 quando o aluguei para inaugurar o primeiro videocassete da minha vida, um Betamax da Sony! Pois é, eu me lembro bem. Os dois primeiros filmes que aluguei em minha vida, para assistir no meu primeiro videocassete foi "De Volta Para o Futuro" e "Contos Assombrosos", ambos lançados no Brasil pelo selo CIC Vídeo. Eita tempo bom aquele!

Bom, nos anos 80 os filmes de ação faziam muito sucesso. Era os tempos dos grandes heróis de ação. Os mais populares eram Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger! Atrás, em um grupo secundário vinha Chuck Norris (em seus filmes absurdos) e Charles Bronson (que ainda fazia sucesso com um público mais velho). Nesse ano de 1985 o grandalhão brutamontes Schwarzenegger lançou "Comando Para Matar" Esse eu vi no cinema. Provavelmente (tenho quase certeza) foi o primeiro filme desse ator que assisti no cinema. Acredito que por essa época eu já tinha visto os filmes do "Conan" na TV.

Nesse mesmo ano Stallone lançou nos cinemas o filme "Rocky IV". Foi um grande sucesso. É o filme em que ele luta contra um lutador russo, representando a força da União Soviética (se vivia na época a Guerra Fria). Dolph Lundgren era o gigante vilão. Assisti a esse filme em um cinema secundário da minha cidade, o Plaza. Sessão lotada! Todo mundo torcendo como se estivesse uma luta de verdade! Vibração total. Foi um barato e eu virei fã do Stallone na mesma hora!

E como se isso não bastasse saiu outro mega sucesso quase no final do ano. Era "Rambo II - A Missão". Sucesso espetacular! Quando assisti a esse segundo filme no cinema ainda não havia visto o primeiro filme. Não fez muita diferença. Eram filmes que poderiam ser assistidos separadamente. De repente, depois do grande sucesso de Rambo. começou a surgiu um monte de filmes B que eram pura imitação! Um pior do que o outro. E Rambo virou produto pop, indo parar inclusive na TV, em um desenho animado que passava pelas manhãs no Brasil. Sempre achei tosco, mas o filme que vi no cinema era sem dúvida muito legal!

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Rambo era um "filme descupa". Era o americano tentando explicar como com todo o seu poderio bélico perdeu a guerra pra asiáticos de um metro e meio com paus, pedras, setas e armadilhas primitivas da selva.

    ResponderExcluir