terça-feira, 21 de junho de 2022

Traição Heróica

Título no Brasil: Traição Heróica
Título Original: They Rode West
Ano de Produção: 1954
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Phil Karlson
Roteiro: DeVallon Scott, Frank S. Nugent
Elenco: Robert Francis, Donna Reed, May Wynn

Sinopse:
O médico Dr. Allen Seward (Robert Francis) é designado para trabalhar em um forte do exército americano localizado perto do território Comanche. Ao chegar lá se depara com uma situação aflitiva, vários soldados e nativos da região estão ficando doentes, morrendo sem nenhuma explicação. Os curandeiros atribuem isso a um castigo dos deuses, mas Seward tem outra visão do que poderia estar acontecendo, um surto de malária está se abatendo sobre todos os que vivem naquela região. 

Comentários:
Western muito interessante que ao invés de se concentrar apenas em tiroteios envolvendo cowboys, xerifes, índios e soldados da cavalaria, mostra as dificuldades enfrentadas por um médico em um posto avançado do exército americano na fronteira mais distante do velho oeste. O roteiro explora não apenas sua busca por uma cura mas também as tensões que se criam com seu trabalho. Seus superiores são militares durões que não querem saber de detalhes científicos e os índios do local estão submersos em crendices e superstições das mais variadas. Não tarda para que culpem a presença do homem branco naquele território como causa da morte dos guerreiros. Assim enquanto o Dr. Allen Seward (Francis) tenta procurar por soluções, nativos e cavalaria ficam em pé de guerra por causa das inúmeras mortes que estão ocorrendo. Apesar de ser apenas mais um faroeste B da Columbia dos anos 50 esse aqui se sobressai pelo inteligente roteiro e por trazer um ponto de vista bem peculiar para os filmes da época. Diverte mas também instrui. Pequena jóia rara cinematográfica do período.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Que elenco mais desconhecido, com uma honrosa exceção da Donna Reed, que trabalhou em A Um Passo da Eternidade, na série Dallas.

    ResponderExcluir
  3. O mais importante para quem ia assistir esse tipo de filme nos cinemas nos anos 50 era realmente ver a luta entre membros da cavalaria em seus uniformes de cor azul contra os nativos selvagens, os índios!

    ResponderExcluir