sexta-feira, 10 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 4

Mais lembranças. Qual foi o primeiro filme de James Bond que vi no cinema? Essa eu me lembro. Foi "007 na Mira dos Assassinos", não por acaso o último filme de James Bond com Roger Moore que já estava velho para o papel, se aposentando do famoso agente secreto inglês. Depois nunca mais perdi um filme de Bond nos cinemas, a não ser o último que não vi numa sala de cinema por causa da pandemia.

De qualquer maneira eu vi os dois do sucessor de Roger Moore, Timothy Dalton, e todos os estrelados por Pierce Brosnan. Também vi todos os que foram feitos com Daniel Craig. Aliás dos Bonds que vi no cinema esse foi o que menos curti. Os filmes obviamente eram muito bem feitos, cheios de ação, mas achei que o personagem perdeu parte de seu charme com esse ator.

E da série "Aliens" o que vi no cinema? Tirando o primeiro "Alien, o Oitavo Passageiro" eu vi todos no cinema. O primeiro filme era de 1978 e eu, nessa época, era apenas uma criança. O segundo "Aliens, o Resgate" certamente curti no cinema Municipal. Aliás esse é o famoso Aliens ao estilo Rambo, com direção de James Cameron, na época conhecido por apenas ser o diretor de "O Exterminador do Futuro" e nada muito além disso. O terceiro já vi em um cinema de shopping center pois os cinemas de bairro estavam morrendo, que pena!

E por fim, só para registrar, o primeiro filme de Superman que vi no cinema com certeza foi "Superman IV - Em Busca da Paz", logo o pior da série com Christopher Reeve. O primeiro eu posso ter visto, mas era muito criança e não tenho certeza. Já o IV vi pois já era um adolescente fã de cinema naquela época. O filme foi bem ruim, como todos sabemos, com um vilão chamado "Homem Nuclear". Lembro que o cinema estava quase vazio pois o filme foi mesmo um fracasso de bilheteria.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Roger Moore sempre fez do James Bond um palhaço. Não sei se o ator não queria que pensassem que ele levava aquele personagem absurdo a sério, ou se era incompetente para representa-lo; nos últimos filmes, quando bem mais velho e pesado, como você diz que o viu pela primeira vez, havia se tornado um pândego completo, chegando a dar vergonha alheia quando ele é, por obra do roteiro sem noção, é assediado por uma menina que poderia ser sua neta.

    ResponderExcluir
  3. Em meados dos anos 80 eu ainda peguei os últimos suspiros do James Bond de Roger Moore e do Superman de Christopher Reeve no cinema.

    ResponderExcluir