segunda-feira, 6 de junho de 2022

Crônicas de um Cinéfilo - Parte 3

Retomando minhas lembranças da cinefilia. Olhando para o passado o filme que mais assisti no cinema em minha vida foi certamente "O Enigma da Pirâmide". Sim, filme muito bom, excelente, produção de Steven Spielberg e tudo mais. Seu título original era "The Young Sherlock Holmes" (O Jovem Sherlock Holmes).

Eu gostei bastante do filme, mas não o vi tantas vezes por causa disso. Pelo que me lembro vi várias vezes porque sempre tinha um parente ou amigo que me chamava para ver de novo. E eu querendo ser simpático naquela fase de juventude sempre ia, de novo e de novo! Devo ter visto 4 ou 5 vezes, não me lembro mais. Mas me lembro de ter decorado a música do Egito antigo da trilha sonora e alguns diálogos. Foi divertido e engraçado ao mesmo tempo. E também me ensinou que nem sempre é uma boa ideia ter uma cópia de filme em casa. Ver muitas reprises estraga o prazer, de certa forma.

Curioso que recentemente me lembrando desse filme criei a ideia (muito coerente por sinal) de que essa produção dos anos 80 tinha mesmo muitos elementos que depois iria ser utilizado, e muito, na franquia do "Harry Potter". Compare a direção de arte das duas produções. São bem semelhantes.

Outra lembrança que me vem à mente nesse momento é que grandes lojas de departamentos da minha cidade, como a Mesbla (que nem existe mais), tinham em suas seções de vendas de discos de vinil uma sessão apenas para a venda de trilhas sonoras. Puxando pela mente me lembro bastante de ver ali reluzindo nas prateleiras discos como a trilha de "Dirty Dancing" e de filmes de Bond. Era algo mágico que se perdeu quando o vinil deixou sua era de auge, para ser superado pelo tecnológico (e menos charmoso) CD.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Crônicas de um Cinéfilo
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    E a ideia de um Sherlock Holmes adolescente? Você já imaginou fazer uma serie desse filme hoje? Se fosse bem feita duraria 10 temporadas.

    ResponderExcluir
  3. Seria ótimo! Os direitos autorais pertencem a Spielberg. Ele até produziu o jovem Indiana Jones, mas não deu muito certo, acho que por isso ele não fez nenhuma série desse filme.

    ResponderExcluir