sábado, 18 de junho de 2022

Elvis Presley (1956) - Parte 3

Uma das faixas desse álbum, o country "Trying to Get to You", seria utilizada por Elvis nos palcos até o fim de sua vida. Isso provava o quanto ele gostava da música, até porque ela nunca foi exatamente um sucesso em sua discografia, havia muitas outras músicas bem mais populares. Porém Elvis tinha um apreço especial por ela, como bem demonstra as centenas de versões ao vivo que cantou.

Essa música também foi uma das que a RCA Victor aproveitou do período em que Elvis gravava na Sun Records, um ano antes. O produtor Steve Sholes ouviu todo o material que Sam Phillips enviou para Nova Iorque e escolheu entre as gravações aquelas que poderiam ser aproveitadas no disco de estreia de Elvis na RCA. Foi uma boa escolha do produtor. A gravação é realmente muito bem realizada por Elvis e banda.

"Money Honey" teve sua gravação original feita em 1953 por Clyde McPhatter que estava tentando emplacar uma carreira solo longe de seu grupo The Drifters. Essa primeira versão não teve muito sucesso. Depois ela foi regravada por Billy Ward and the Dominoes, onde finalmente se tornou um hit nas paradas, chegando a vender a incrível marca de um milhão de cópias. A versão de Elvis ficou muito bem executada, com aceleração de seu ritmo original, até porque agora a música era puro rock ´n´ roll na voz de Presley. O curioso é que a versão de Elvis acabou inspirando outro roqueiro famoso da época, Eddie Cochran, que também registrou sua própria interpretação na música pelo selo London em 1959, justamente quando Elvis estava bem distante, servindo o exército americano na Alemanha.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. O legal e que muitos cantores americanos conseguiam cantar baladas perfeitamente, entretanto quase nenhum desses seria capaz de cantar um rock por mais simples que fosse. Já o Elvis inventou como se deveria interpretar rock de forma furiosa e, ao mesmo tempo, cantava baladas tão bem quanto qualquer um, e várias vezes muito melhor que todos.

    ResponderExcluir
  2. Versatilidade. Foi um dos principais méritos de Elvis como cantor. Ele tinha essa grande qualidade. Até mesmo ficou famosa sua frase: "Eu canto qualquer coisa!". E cantava mesmo, era pura verdade.

    ResponderExcluir