quinta-feira, 16 de junho de 2022

Romeu e Julieta

Esse filme, como todos sabemos, foi inspirado em uma das peças mais populares de William Shakespeare. Penso até que seja de fato sua obra mais conhecida realmente. O interessante dessa versão assinada pelo cineasta Franco Zeffirelli é que se optou por uma ambientação bem mais de acordo com o contexto histórico onde se passa mesmo o romance desses dois jovens, que pertencentes a famílias rivais, se unem contra todas as adversidades. Obviamente Shakespeare queria explorar em seu texto original a força do amor. Muitas outras opções foram bem escolhidas. Esse clima bem medieval, mostrando figurinos e cenários mais realistas, em tom sóbrio, traz uma veracidade completa ao filme. 

O interessante é que muitos anos depois o próprio Franco Zeffirelli iria declarar em uma entrevista que, embora tenha gostado do resultado do filme, errou um pouco ao optar por uma ambientação mais crua e até mesmo realista demais. Em sua opinião um texto tão romântico e lírico como "Romeu e Julieta" pedia um pouco mais de suavidade, mais cores, mais ameno. O filme, em sua visão tardia, havia ficado "cinza demais". De qualquer forma um filme, uma vez produzido e dirigido, ao ser finalizado ganha vida própria. Em meu ponto de vista esse filme é um dos melhores já feitos em cima do imortal texto escrito por William Shakespeare.

Romeu e Julieta (Romeo and Juliet, Inglaterra, Itália, 1968) Direção: Franco Zeffirelli / Roteiro: Franco Brusati, Masolino D'Amico, baseados na peça escrita por William Shakespeare / Elenco: Leonard Whiting, Olivia Hussey, John McEnery / Sinopse: Romeu e Julieta se apaixonam. O problema é que eles pertencem a duas famílias que se odeiam há gerações. Poderá esse amor resistir ao conflito envolvendo seus familiares há séculos? Filme premiado pelo Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Pasqualino De Santis) e melhor figurino (Danilo Donati).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Outro dia eu ouvi de um desses filósofos modernos que aparecem no Tik Tok dizendo o seguinte: "a Julieta conheceu o Romeu no domingo, e ele amava outra mulher, se apaixonaram na segunda-feira, noivaram na terça-feira e morreram na quinta-feira; e esse é o maior modelo de romantismo para o mundo nos últimos 400 anos".
    Não tive como discordar. Não é atoa que tantos de decepcionam com o romantismo. Romantismo não se trata de felicidade, mas de tragédia.

    ResponderExcluir
  2. Esse romantismo de Romeu e Julieta tem idade certa para acontecer, é coisa para adolescentes. Até porque esse tipo de romantismo tem muito a ver com paixão e paixão tem a ver com mentalidades adolescentes.

    ResponderExcluir