segunda-feira, 6 de junho de 2022

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Terceiro filme da franquia Animais Fantásticos. Não foi tão bem sucedido nos Estados Unidos e talvez por isso seja o último filme regular, fechando essa trilogia. A história se passa no mesmo universo das aventuras de Harry Potter. Só que é uma linha temporal diferente, no passado de Harry Potter. Albus Dumbledore, por exemplo, aqui é bem mais jovem. A história inclusive gira justamente em torno dele. Ele reencontra um velho conhecido, na realidade ele havia tido um caso amoroso homossexual com esse bruxo. Trata-se de Gellert Grindelwald. Eles seguiram por caminhos diferentes. Dumbledore se torna professor na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, enquanto Grindelwald escapa de       problemas legais, vindo a se tornar candidato a líder supremo do mundo mágico. Curiosamente a decisão sobre essa eleição caberá a um tipo de animal mitológico que vai se curvar perante o escolhido. 

E aí que entra nessa história o tímido e atrapalhado Newt Scamander que de posse de uma dessas criaturas, vira alvo desses bruxos maléficos que no fundo só querem destruir todos os trouxas do mundo. Bom, no universo de Harry Potter o termo trouxa é designado para os que não são bruxos. É um bom filme, plenamente satisfatório, com uma excelente produção. O que me incomodou um pouco foi o fato do filme ter uma duração excessiva. Uma edição mais enxuta cairia muito bem. Uma versão com menos de 2 horas seria mais bem-vinda. Tornaria o filme menos cansativo. Mesmo assim, acredito que quem curte Harry Potter e esse universo vai gostar do resultado. Só não sei se haverá um quarto filme diante da bilheteria até morna dessa sequência.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore, Estados Unidos, 2022) Direção: David Yates / Roteiro: J.K. Rowling / Elenco: Eddie Redmayne, Jude Law, Mads Mikkelsen / Sinopse: Dois bruxos que no passado se relacionaram, agora estão em campos opostos da luta pelo poder. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Entre outros, ha dois problemas nesse Animais Fantásticos.
    1 - Não é bem escrito como o Harry Potter porque não são livros, mas sim roteiros, e cheios de falhas, parecendo pouco caso da J.K. Rowling.
    2- O otimo ator Eddie Redmayne perdeu o protagonismo nesse terceiro filme, apesar de ainda aparecer como proncipal; o próprio roteiro teve uma parcela de responsabilidade nisso, e o resto foi por conta do Jude Law, que é um jovem Dumbledore tão fantástico que apaga completamente o protagonismo do Eddie Redmayne.
    PS. Essa estória do Dumbledore ser gay, não é dos livros originais. Minha filha lê tudo de Harrry Potter desde criança e diz que foi um revisionismo feito anos depois, acho que pra agradar "determinados segmentos" da nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  3. O fato dele ser gay me surpreendeu, pois havia assistido todos os filmes e não apareceu nada disso. Política de inclusão de minorias no cinema.

    ResponderExcluir
  4. Pois é o Eddie dança nesse terceiro filme, virou coadjuvante de sua própria franquia

    ResponderExcluir