quarta-feira, 8 de junho de 2022

Elvis Presley (1956) - Parte 1

O álbum abre com a canção "Blue Suede Shoes", um clássico absoluto do rock americano escrito por Carl Perkins. Até hoje se fala muito que Perkins poderia ter sido maior que Elvis, que ele teve azar de sofrer um acidente de carro muito sério e outras coisas. Olha, com todo o respeito ao Carl Perkins e seu talento, eu vejo esse tipo de observação como uma grande bobagem. Todo tipo de comparação é condenável.

Cada um tem seus próprios defeitos e qualidades. Não penso que Perkins poderia ser maior do que Elvis, até porque depois de um tempo ele se recuperou e continuou na carreira, sem chegar nem perto do sucesso de Elvis Presley. Isso não o desmerece em nada, mas prova que dizer que ele poderia ter sido o grande nome do rock é especulação e uma tremenda bobeira

Outro hino da geração rocker é "Tutti Frutti". Essa é do Little Richard. Elvis nunca levou essa canção muito à sério, verdade seja dita. Ele inclusive poderia se referir a esse rock como uma música chiclete como ele gostava de dizer. O que significava exatamente isso? Ora, significava que Elvis a via como uma canção de rock sem muita substância, feita apenas para agitar, embalar seus fãs durante seus shows e apresentações na TV. Tanto isso parece ser verdade que ele logo a deixou de lado, não a usando mais depois desse disco. 

De qualquer forma Little Richard não cansou de agradecer a Elvis por ter gravado sua música. Em um documentário sobre esse álbum ele afirmou com todas as letras que só tinha mesmo a agradecer ao Rei do Rock, pois se Elvis não tivesse gravado suas músicas ele provavelmente ainda seria cozinheiro de uma espelunca em Atlanta. A gratidão sempre é muito bem-vinda meu caro Richard. Falou pouco, mas falou bonito!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Elvis Presley (1956)
    Arquivado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Carl Perkins foi o compositor de Blue Suede Shoes, e só isso. Sem o Elvis essa canção simples de três acorde e com uma letra infantiloide, provavelmente nem seria mais lembrada. Foi o Elvis com sua voz única e sua sensulidade vocal inigualável, que deu vida à essa música e a tornou um clássico. A prova disso é que eu já ouvi o Carl Perkins a cantando em dezenas de shows nos últimos anos e nunca chegou nem perto da versão do Elvis. Mesmo quando o Elvis a cantava com o maior pouco caso nos seus shows dos anos '70, ainda era superior as versão do Carl Perkins.
    O Carl Perkins só tem que agradecer a Deus por ter colocado um Elvis nesse mundo, senão ele jamais seria mundialmente conhecido. Afinal, cadê outros mundialmente famosos sucessos do Carl Perkins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correcões: 1 ...três acordes...
      2 ...as versões...

      Estou cada dia mais distraído.

      Excluir
  3. Como muitos outros pioneiros da primeira geração do rock americano, Perkins também se dedicou muito ao country após alguns anos. A influência de Nashville sobre esses artistas foi avassaladora nesse sentido. Vide Johnny Cash.

    ResponderExcluir
  4. O Carl Perkins nunca teve graça. Blue Suede Shoes teria morrido no ostracismo nas suas mãos.
    Se o Littlle Richards, esse sim poderia ser igual ou maior que o Elvis, se não fosse negro, agradece ao Elvis por gravar suas músicas, imagine o insosso Carl Perkins.

    ResponderExcluir