sábado, 20 de agosto de 2005

Elvis Presley - Entrevista, Las Vegas, 1969

Após sua estreia em Las Vegas no ano de 1969, Elvis concedeu uma rara entrevista. Ao longo de sua carreira Elvis realizou poucas e curtas entrevistas, e quando ele o fazia, as questões não eram bem elaboradas ou então eram superficiais. Diante de tais perguntas pouca coisa nos era revelada e não tínhamos como conhecer o homem por trás da lenda. Nesse rara entrevista, a primeira em nove anos, Elvis estava determinado a falar sobre sua carreira, sua vida e sobre si próprio. Elvis tocou em vários assuntos e não se furtou de responder sobre tudo: sua volta aos palcos, sua carreira em Hollywood e o sucesso de seu especial para a TV. Mais maduro e adulto Elvis comentou seu retorno aos shows e performances ao vivo. Também se divertiu ao se lembrar de seus filmes em Hollywood nos anos 60. Calmamente e um tanto relaxado, vestindo uma camisa preta, bronzeado e com aparência saudável e jovial, Elvis foi atencioso e procurou responder a todos com sinceridade e muito bom humor. "Como eu entrei nesse negócio. a maneira como comecei minha carreira e como seguirei adiante.. tudo já foi escrito, em muitas ocasiões diferentes, porém as pessoas ainda não conhecem a verdadeira história", filosofou o cantor logo no começo do bate papo com os jornalistas. Elvis se mostra à primeira vista como uma pessoa cortês e educada, um jeito de ser obviamente fruto de sua origem de garoto nascido e criado em um dos mais pobres Estados da América.

A típica educação sulista não aparece apenas em seu forte sotaque interiorano, mas também em cada gesto capturado pelos mais atentos. "Quando eu ainda era muito jovem sempre pensava comigo mesmo: 'quero ser um herói de histórias em quadrinhos e filmes'. Eu cresci acreditando nesse sonho..." São essas as primeiras declarações de Elvis durante a entrevista, puxando pela memória como se sentia em seus anos iniciais. "Então eu me formei na escola e tinha que tomar um rumo em minha vida. Comecei dirigindo caminhão, era um emprego simples, mas não me importei muito porque eu sempre soube que era apenas um garoto pobre de Memphis". Eram tempos difíceis para a família Presley. "Então eu dividia meu tempo entre o trabalho de motorista de caminhão e os estudos, pois queria terminar um curso de eletricista". Depois Elvis pára e ri ao afirmar: "Nesse ponto da minha vida eu cheguei a conclusão que em algum lugar no meio do caminho eu tinha tomado a direção errada!" Mesmo ao falar de temas complicados como falta de perspectiva, dificuldades econômicas e de um futuro incerto em sua adolescência, pobreza e tempos duros Elvis consegue manter o sorriso e o bom humor!

Ele se ajeita na cadeira e continua sua viagem ao passado, encontrando aquele garoto dos anos 50 andando do lado de fora dos estúdios Sun em Memphis, tentando decidir se um dia entraria ali ou se ficaria apenas na calçada namorando a ideia de ser um cantor. "Um dia eu resolvi entrar naquele estúdio de gravação e fazer um disco para um cara chamado Sam Phillips na Sun Records. Eu fiz meu disco e ele anotou meu nome. Depois disso nada aconteceu. Eu voltei para o caminhão e cheguei a conclusão que Sam havia esquecido da minha gravação. Até que voltei lá depois e resolvemos gravar outras músicas. O single foi então lançado e se tornou realmente um grande sucesso! Tudo foi meio ao acaso mesmo. Os caras da banda começaram a tocar e eu procurei segui-los e no final aquilo ficou grande, ótimo! Sabem por quê? Eu também não sei (risos) Eu nem sabia as letras direito, eu era apenas um garoto que procurava não errar durante as gravações, não fazer feio". Elvis comenta ironicamente que ao ouvir as músicas ficou realmente impressionado com sua voz no disco. "De qualquer forma ele lançaram o compacto e ele se tornou um grande sucesso no sul. Eu não quis arriscar e continuei em meu emprego, mesmo depois do lançamento do disco. De dia trabalhava dirigindo caminhão e à noite me apresentava em night clubs nos arredores de Memphis....e em lugares no mesmo estilo daqueles". Uma vez passado a fase de relembrar seu passado distante, Elvis falou sobre sonhos, medos o futuro e sua nova fase. Leiam abaixo os principais trechos da entrevista:

Imprensa: Elvis, por que você ficou tanto tempo longe dos palcos?

Elvis: Bem... estava preso a contratos cinematográficos. Tínhamos de cumprir nossos compromissos, nossas obrigações. Era bem chato passar o dia cantando para câmeras de cinema!

Imprensa: Pretende retomar seus shows agora ou será apenas poucas apresentações? Será que teremos que esperar mais nove anos por novos concertos?

Elvis: Não. Espero que novas apresentações aconteçam. Gostaria de viajar pelo mundo mostrando meu show. Isso inclui a Inglaterra. Decidimos por Las Vegas porque aqui convergem pessoas do mundo inteiro.

Imprensa: Cansou de seus personagens em Hollywood?

Elvis: Sim, espero mudar daqui pra frente.

Imprensa: Você achou errado gravar tantas trilhas sonoras?

Elvis: Certamente sim. Quando se apresenta muitas canções em um só filme nem todas podem ser boas. Cansei de cantar à toa.

Imprensa: Que tipo de papel você gostaria de representar?

Elvis: Um que tenha significado, que seja relevante, com conteúdo. Não dá mais para fazer o mesmo papel, do cara que entra numa briga e minutos depois está cantando para essa mesma pessoa em que ele bateu...(risos)

Imprensa: Qual é a sua impressão agora que voltou aos palcos?

Elvis: Vou confessar que fiquei um pouco tenso até cantar "Love Me Tender". Estou muito bem acompanhado no palco com um grupo vocal feminino negro pois elas me ajudam a sentir a música no fundo da alma. Irei usar roupas mais confortáveis daqui em diante, pois aquela jaqueta de couro negra do especial de TV era muito quente. Prefiro ficar mais confortável, mais refrigerado. Essa roupa não esquenta mesmo sob fortes holofotes.

Imprensa: Está tentando mudar sua imagem com temas tipo "In The Guetto

Elvis: "Não. 'Guetto' é uma grande música e simplesmente não poderia dispensá-la após tê-la escutado".

Após mais algumas perguntas o empresário de Elvis, Tom Parker, encerrou a coletiva e informou que o cantor tinha que se retirar para cumprir outros compromissos. Elvis se levantou para ir embora mas não deixou de ser atencioso nem por um minuto durante sua saída, mesmo no momento em que teve que encerrar a entrevista. Carinhosamente ainda assinou alguns autógrafos para jornalistas, que a despeito de estarem ali a trabalho não perderam a chance de tietar um pouquinho o grande astro, tão próximo a eles ali. Elvis também atendeu alguns pedidos para tirar fotos e conversou informalmente com algumas pessoas na saquão do hotel que foi especialmente adaptado para ele atender a imprensa. Mas a proximidade não durou muito. E lá se foi, por detrás das luxuosas e grossas cortinas do International Hotel o famoso Rei do Rock. 

Pablo Aluísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário