quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Minha Canção de Amor

Esse filme me passou uma sensação de que ele foi pensado, produzido e dirigido para tentar dar um Oscar a Renée Zellweger. Senão vejamos, a atriz interpreta uma deficiente (como sabemos esse tipo de papel é um dos preferidos da Academia) que é acompanhada em uma viagem por outro deficiente, só que mental, feito por Forrest Whitaker (um nome bem cotado na mesma academia). Além disso o roteiro tenta ser ao mesmo tempo moderninho (com cenas psicodélicas) e conservador (a própria estrutura do roteiro é tradicional ao extremo, quadradinho). No meio de tudo isso ainda encontramos sequências escritas especialmente para a atriz "brilhar" em sua interpretação, com choros e olhares perdidos no horizonte. Renée até tenta cantar mas falha para falar a verdade. A voz dela não é especialmente bonita e não empolga.

Assim "A Minha Canção de Amor" é muito formulaico e previsível. Parece uma "receita de bolo" para vencer o prêmio da Academia. O problema é que não deu certo, passou do ponto, ficou com cheiro de coisa queimada. Para não dizer que inexistem coisas boas aqui não posso deixar de citar a boa trilha sonora de Bob Dylan (que apenas canta e não aparece em cena, apesar de estar creditado). Enfim, esperava bem mais do mesmo diretor que dirigiu "Piaf - Um Hino ao Amor", uma vez que a música permeia todo o filme. Não tem problema, fica para a próxima.

A Minha Canção de Amor (My Own Love Song, Estados Unidos, 2010) Direção: Olivier Dahan / Roteiro: Olivier Dahan / Elenco: Renée Zellweger, Madeline Zima, Forrest Whitaker, Bob Dylan /Sinopse: Cantora paraplégica, que abandonou a carreira, e seu amigo decidem viajar de carro para Memphis. Os dois enfrentaram tragédias na vida e buscam na companhia do outro apoio para enfrentar os problemas.

Pablo Aluísio.

O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas

Após o enorme sucesso de "Exterminador do Futuro 2" uma continuação era considerada certa. O que não se contava era que a franquia iria novamente encontrar problemas nos anos que viriam que fariam que o Terminator só voltasse às telas somente 12 anos depois do segundo filme! É curioso mas o que parece é que as aventuras dos bastidores dessa franquia pareciam mais agitadas que os próprios filmes. Problemas de direitos autorais, brigas judiciais, acusações e atritos se tornaram constante e a franquia foi ficando cada vez mais distante de ganhar um novo filme. De fato o projeto só ganhou força após o próprio Schwarzenegger entrar na briga e lutar para que uma nova produção fosse realizada. E qual era a razão dele querer tanto voltar ao papel que o consagrou? Simples, Schwarzenegger estava desesperado por um novo sucesso, um novo estouro nas bilheterias que recuperassem seu status de grande astro. Seus últimos filmes derrapavam nas bilheterias mostrando que o ator já não tinha o mesmo poder e cacife para garantir grandes sucessos. Além da carreira ir mal sua própria saúde inspirava cuidados (ele havia se afastado por um período das telas para se submeter a uma delicada cirurgia cardíaca). Os tempos eram outros e o ator sabia que esse era um projeto que serviria como tábua de salvação.

O problema básico de "O Exterminador do Futuro 2" é a ausência muito sentida de James Cameron na direção. Ele já havia dito ao final do filme anterior que aquele universo não lhe atrairia de novo para novos filmes. Com os problemas de bastidores a coisa ficou ainda pior. Assim ele não quis se envolver na direção dessa continuação. O escolhido para substituí-lo foi Jonathan Mostow, um nome menor em Hollywood. Sem a personalidade forte de Cameron no controle dos trabalhos o filme foi moldado e modificado ao bel prazer dos executivos do estúdio e aí a coisa desandou de vez. O filme é muito fraco. Apesar da produção cara "Exterminador do Futuro 3" jamais consegue superar aquela sensação de estarmos vendo uma produção caça níquel, sem nada de novo a dizer. O roteiro é basicamente o mesmo do filme anterior, sem novidades. A Exterminadora feminina T-X (Kristanna Loken) não empolga, nem tem carisma e é derivativa demais. Schwarzenegger também surge no controle remoto cheio de frases feitas que não são nem divertidas e nem novas - tudo soando como um prato requentado indigesto. O filme quase soterra de vez a franquia mas ainda não seria dessa vez que o Terminator seria destruído de vez nas telas de cinema. Novos sopros iriam surgir na série.

O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (Terminator 3: The Rise Of The Machines, Estados Unidos, 2003) Direção de Jonathan Mostow / Roteiro: Gale Anne Hurd / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Claire Danes, Nick Stahl, Kristanna Loken / Sinopse: Já adulto John Connor (Nick Stahl) é novamente perseguido por exterminadores vindos do futuro. Agora ele é alvo de uma exterminadora de modelo T-X que tenta assassiná-lo antes que ele lidere uma força de rebeldes contra a rebelião das máquinas no futuro.

Pablo Aluísio.

Twixt

Que Francis Ford Coppola é um dos grandes cineastas de nosso tempo acredito que ninguém tenha dúvidas. Que ele relegou sua carreira ao segundo plano para se tornar um empresário bem sucedido no ramo de vinhos também. O maior exemplo disso é esse estranho e bizarro filme "Twixt". Uma produção de complicada classificação. Não é necessariamente um filme de terror e nem tampouco um drama existencial. Coppola disse em entrevistas ter tido a idéia do filme em sonhos e pesadelos que teve, realmente faz sentido. "Twixt" não tem um roteiro convencional. Ele alterna sonhos, visões, pesadelos e realidade em uma mesma linha temporal. Confuso? Em certo sentido sim. Certa vez Coppola afirmou que após o sucesso de sua vinícola iria realizar apenas os projetos de que gostasse, sem a pressão dos estúdios. Complicado mesmo é entender porque ele escolheu algo assim, um projeto tão sui generis para retornar às telas. O filme não se parece com nada do que ele tenha feito antes, é disperso, sem foco e com ares de existencialismo. Uma produção muito barata (sete milhões de dólares de orçamento) que usa e abusa de cenários digitais, alguns pouco convincentes. 

A trama se resume em acompanharmos um escritor fracassado, Hall Baltimore (Val Kilmer), que vai até uma cidadezinha do interior tentar vender alguns exemplares de seu último livro, um pulp fiction sobre bruxas. Com problemas de alcoolismo o escritor acaba ficando intrigado com a história de um velho hotel da região, aonde teria ocorrido um assassinato em massa de crianças. O local se encontra fechado e abandonado e havia sido ponto de parada do famoso escritor Edgar Allan Poe em tempos passados. Pressionado pelo seu editor para escrever um novo livro, Hall resolve usar as histórias do local como fonte de inspiração mas começa a confundir realidade com visões e sonhos que tem com as crianças que foram mortas no local. Coppola assim desfila na tela uma variedade de subtramas (como a morte acidental da filha do escritor) em um roteiro com pouco foco, confuso e sem direção. O uso excessivo de ambientações digitais também incomoda, embora algumas sequências sejam bonitas do ponto de vista estético. O diretor também não se furta em colocar Edgar Allan Poe como um personagem ativo na trama (tal como aconteceu recentemente com "O Corvo"). Em conclusão "Twixt" é um filme menor e estranho na importante filmografia do diretor. Para quem já fez obras grandiosas como "O Poderoso Chefão", "Twixt" soa muito amador e sem importância. Talvez venha a encontrar seu público, quem sabe. Para o conjunto de sua obra porém o filme não passa de uma simples nota de rodapé.  

Twixt (idem, Estados Unidos, 2011) Direção: Francis Ford Coppola / Roteiro: Francis Ford Coppola / Elenco: Val Kilmer, Bruce Dern, Ben Chaplin / Sinopse: um escritor fracassado, Hall Baltimore (Val Kilmer), que vai até uma cidadezinha do interior tentar vender alguns exemplares de seu último livro, um pulp fiction sobre bruxas. Com problemas de alcoolismo o escritor acaba ficando intrigado com a história de um velho hotel da região, aonde teria ocorrido um assassinato em massa de crianças. O local se encontra fechado e abandonado e havia sido ponto de parada do famoso escritor Edgar Allan Poe em tempos passado. Pressionado pelo seu editor para escrever um novo livro, Hall resolve usar as histórias do local como fonte de inspiração mas começa a confundir realidade com visões e sonhos que tem com as crianças que foram mortas no local.  

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Meu Nome é Coogan

"Meu Nome é Coogan" é um dos filmes mais curiosos da filmografia de Clint Eastwood. Aqui ele interpreta um assistente de Xerife do Arizona que vai até Nova Iorque trazer um prisioneiro sob custódia. O roteiro se baseia justamente no choque cultural entre o sujeito durão, red neck do interior, e a grande cidade e seus costumes modernos, com resquícios ainda da geração Hippie (entenda-se muita amor livre, drogas e promiscuidade, como convém ao clima ideológico reinante dentro dos jovens rebeldes da década de 1960). O roteiro obviamente brinca com a imagem de Eastwood de seus famosos faroestes e tenta tirar humor em cima da diferença de personalidade entre o sujeito austero e conservador com o ambiente liberal da cidade grande. O enredo poderia render muito mais na minha opinião mas em seus 90 minutos vamos acompanhando muita perda de potencial do filme, justamente porque os roteiristas insistiram em criar um romance pouco convincente entre Clint e uma psicóloga (interpretada pela atriz Susan Clark). 

Isso quebrou a coluna dorsal do filme pois o aspecto policial foi bastante prejudicado pelo quebra de ritmo do romance bem no meio da trama. Embora não seja um western Clint Eastwood repete seus personagens dos filmes de faroeste, só que aqui a ação obviamente se desloca para uma Nova Iorque sufocante, dos tempos atuais. A direção de Don Siegel se perde um pouco por causa dessa indecisão do roteiro pois o filme não se decide em ser um filme de ação ou um romance mostrando a diferença de costumes do casal. Uma hora o filme se torna ágil e rápido para depois cair em cenas absurdamente chatas e arrastadas. Enfim, "Meu Nome é Coogan" é um bom policial com jeitão de western mas seguramente poderia ser bem melhor se não tivessem apelado tanto para o namorico de fotonovela do personagem principal.

Meu Nome é Coogan (Coogan´s Bluff, Estados Unidos, 1968) Direção: Don Siegel / Roteiro: Herman Miller / Elenco: Clint Eastwood, Lee J. Cobb, Susan Clark, Don Stroud / Sinopse: Coogan (Clint Eastwood) é um xerife do Arizona que tenta recapturar um fugitivo nas ruas movimentadas de Nova Iorque.

Pablo Aluísio.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

James Cameron levaria longos sete anos para retornar ao universo de "Terminator". Embora o estúdio desejasse que ele fizesse uma continuação logo após o sucesso do primeiro filme, Cameron recusou de forma veemente fazer uma nova produção. E afinal o que aconteceu? Na realidade James Cameron queria voltar e desenvolver outras ideias dentro da estória do cyborg que voltava no tempo mas não queria fazer isso de qualquer maneira. A questão não era financeira mas sim técnica. Na visão de Cameron não havia ainda tecnologia de efeitos especiais existentes na época para ele realizar o filme que tanto queria. De fato nem mesmo o primeiro filme lhe deixou satisfeito. Cameron tinha muitas ideias novas para a franquia mas simplesmente não havia como levá-las para às telas naquela ocasião. A resposta só surgiu anos depois com o avanço do uso de efeitos digitais para o cinema. Cameron tinha aquela ideia básica de trazer novos tipos de exterminadores, inclusive um de um material inexistente no passado que lhe permitia assumir várias formas. Fazer esse tipo de personagem fora do universo digital era impensável.

Além dos efeitos revolucionários outro problema rondava a volta do Exterminador. Nos sete anos que separaram o primeiro do segundo filme o ator Arnold Schwarzenegger havia se tornado um astro de primeira grandeza! Com um sucesso de bilheteria atrás do outro seu cachê subiu a um patamar impensável para o estúdio - que também não aceitava abrir mão de sua presença em um segundo filme. Depois de tantos problemas superados finalmente "Terminator 2" começou a tomar forma. As filmagens foram complicadas e a pós produção foi ainda mais tensa. James Cameron, perfeccionista ao extremo, não aceitava nada menos do que a perfeição técnica para o filme. O resultado se viu depois quando o filme finalmente estreou. Com efeitos computadorizados revolucionários e incríveis "Termnator 2" se tornou um mega sucesso de bilheteria - um filme que rompeu vários recordes de arrecadação! De fato a produção se tornou o auge das carreiras de Schwarzenneger e Cameron. O único que parece não ter aproveitado do sucesso do filme foi o jovem Edward Furlong, que interpretava o jovem John Connor. Transformado em ídolo da noite para o dia não soube lidar com a fama afundando sua carreira em drogas e escândalos pessoais depois. Para Cameron "Terminator 2" era o filme definitivo que queria fazer sobre aquele universo. De fato o filme que marcou o auge da franquia também foi seu último pois ele não mais dirigiria nada mais nessa série. Para ele o filme era o ápice e também o final definitivo desse cativante conto de ficção.

O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, Estados Unidos, 1991) Direção: James Cameron / Roteiro: James Cameron, William Wisher Jr / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong, Robert Patrick / Sinopse: Novos exterminadores são enviados novamente ao passado para tentar liquidar na adolescência o jovem John Connor (Edward Furlong) que no futuro se tornará o líder da resistência humana contra o domínio das máquinas.

Pablo Aluísio.

Robin Hood

Em terra de cego, caolho é rei. Esse ditado infame se aplica muito no que diz respeito a Robin Hood. Em um ano com tanto filme ruim, o filme de Ridley Scott se sobressai acima dos demais blockbusters. O roteiro é bem escrito, apesar de muitas situações absurdas do ponto de vista histórico e o filme em nenhum momento chega a ofender a inteligência do espectador, pelo contrário, é uma tentativa de revitalizar o velho jeito de fazer cinema, principalmente dos antigos filmes de aventura. Nesse aspecto os mais jovens podem até mesmo achar o filme chato em certos momentos (ele não tem tantas cenas de ação como se pensava), é relativamente parado, mas esse tipo de coisa vejo como algo positivo pois as cenas de intrigas palacianas são as melhores na minha opinião. A trama todo mundo já conhece: Robin Hood é o ladrão que rouba dos ricos para dar aos pobres. Tem um caso com sua amada Mariah (ou como aqui no filme Marion) e está em constante atrito com o xerife de Nottingham. Nada de novo. 

Para falar a verdade as bases desse personagem são as mesmas desde a Idade Média quando sua vida era cantada em prosa e verso pelos trovadores e menestréis medievais. Robin existiu realmente ou é apenas um personagem de contos de fadas? Fato ou ficção? Até hoje se debate sobre isso sem uma conclusão definitiva. De qualquer forma, mesmo não tendo existido de fato a questão é que Robin Hood faz parte de um contexto histórico. Olhando sobre esse ponto de vista histórico o filme é quase um desastre completo, temos que admitir. A tentativa de colocar Robin Hood no centro da declaração de direitos do Rei João Sem Terra é um absurdo sem tamanho. Se existiu realmente, Robin era apenas um ladrão de bosque e não um arauto das liberdades individuais. Nesse aspecto a coisa ficou forçada, assim como o romance de Robin com Marion, aqui uma nobre empobrecida. De qualquer forma o filme só não é pior em termos de história porque a caracterização de Ricardo Coração de Leão foi muito boa, melhor do que todas as outras versões sobre Robin. Definitivamente o Rei não era o herói que aparece em tantos filmes mas um sujeito bem cruel e despótico. Além disso apesar de ser um símbolo da realeza inglesa Ricardo era quase que totalmente francês do ponto de vista cultural (falava francês na verdade e seguia muito mais os hábitos e costumes franceses do que ingleses) De qualquer forma deixando isso de lado até que o saldo geral não é ruim, pois o filme diverte, não aborrece e nos prende a atenção. Isso em um ano tão escasso de bons filmes faz toda a diferença do mundo.  

Robin Hood (Robin Hood, Estados Unidos, 2010) Direção: Ridley Scott / Roteiro: Brian Helgeland, Brian Helgeland / Elenco: Russell Crowe, Cate Blanchett, Matthew Macfadyen / Sinopse: Robin Hood (Russel Crowe) volta das cruzadas onde lutou ao lado do rei Ricardo Coração de Leão e encontra a Inglaterra em grande turbilhão político e social. Ao lado de sua amada Marion Loxley (Cate Blanchett) parte em busca de um país mais igualitário e justo para todos os cidadãos do reino.  

Pablo Aluísio.

Legião

"Legião" é aquele tipo de filme que você fica esperando dar certo em algum momento mas isso definitivamente não acontece. Na ânsia de agradar os jovens que frequentam cinemas hoje em dia o diretor armou os anjos até os dentes e mandou bala em cada centímetro de fotograma. Uma pena. O roteiro poderia até mesmo alcançar vôos mais altos se não fosse essa maldita mania que Hollywood tem em tentar fazer todo e qualquer filme comercial, apelando para clichês idiotas e estúpidos. A questão teológica de se colocar homem versus Deus poderia até render muito mas não aqui, já que o filme não passa de um passatempo barato, com roteiro medíocre e atuações idem.

Lamento ter encontrado Dennis Quaid atuando no filme. Decadente e canastrão como nunca o ator tenta trazer alguma dignidade ao filme mas fracassa completamente. Igualmente constrangedoras são as atuações de Paul Bettany como um anjo anabolizado e Kate Walsh em um papel sem qualquer importância (quem diria que essa estrela de tv presunçosa iria pagar um mico desses hein?). A atriz que interpreta a garçonete é outra que veio direto dos seriados de tv para participar do filme (Adrianne Palicki de Friday Night Lights) mas nada acrescenta. Enfim, filme ruim, teologicamente obtuso e com roteiro horrível. Os pobres anjinhos mereciam coisa melhor.

Legião (Legion, Estados Unidos, 2009) Direção: Scott Charles Stewart / Roteiro: Peter Schink, Scott Charles Stewart / Elenco: Paul Bettany, Dennis Quaid, Charles S. Dutton / Sinopse: Um grupo de anjos entram em conflito na terra numa terra distante e desértica.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Safe - O Intocável

Luke Wright (Jason Statham) é um policial que cai em desgraça após entregar tiras corruptos de Nova Iorque. Sem meios de sobrevivência entra para o mundo da luta livre onde acaba descontentando uma máfia de apostas. Perseguido se esconde nas ruas da cidade, em abrigos para sem tetos. Desiludido decide colocar um fim em sua vida no metrô mas no último momento percebe uma pequena garotinha chinesa (Catherine Chan) fugindo de capangas da máfia chinesa. Decide ajudá-la e acaba se envolvendo numa terrível conspiração criminosa envolvendo as máfias russas e chinesas e a banda podre da polícia nova iorquina."Safe" é o novo filme do astro dos filmes de ação, Jason Statham. Ele já tem seu público formado de admiradores e realiza produtos destinados para esse tipo de público de filmes de muita ação e pancadaria, por isso nem adianta reclamar que suas produções não possuem roteiro e nem boas atuações. Jason não está em cena para atuar mas sim para bater, dar tiros, sopapos e distribuir porradas a atacado! 

Esse "Safe" certamente vai satisfazer seu público. O filme me lembrou muito os filmes de ação e artes marciais de Hong Kong. A edição é nervosa, rápida e não perde muito tempo em situações dramáticas. Nos primeiros 20 minutos de filme a trama é apresentada rapidamente, tanto a estória do tira vivido por Jason quanto da garotinha órfã que superdotada é usada pela máfia chinesa para decorar dados sigilosos como senhas, números e receitas de sua organização criminosa. As cenas de pancadaria são em grande número e pelo menos há uma boa sequência com Jason em cima de um vagão de metrô em Nova Iorque. De resto o filme traz no elenco de apoio o sumido Chris Sarandon (o vampiro do primeiro "A Hora do Espanto"). Ele tem apenas duas cenas mas que valem para mostrar que o ator está ainda atuante no cinema. Enfim, "Safe" é indicado para o público que gosta dos filmes de Jason Statham. Para quem o detesta é melhor ficar longe pois o filme é justamente aquilo que parece, sem maiores surpresas.  

Safe - O Intocável (Safe, Estados Unidos, 2012) Direção: Boaz Yakin / Roteiro: Boaz Yakin / Elenco: Jason Statham, Catherine Cham, Chris Sarandon / Sinopse: Ex policial conhecido como "o lixeiro" (apelido dado pois gostava de limpar as ruas da escória) acaba ajudando ao acaso uma garotinha chinesa perseguida pelas máfias chinesas e russas. Com seu estilo "quebra ossos" tenta manter a menina a salvo. 

Pablo Aluísio.