sexta-feira, 1 de março de 2024

Resistência

Título no Brasil: Resistência
Título Original: The Creator
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: New Regency Productions
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Gareth Edwards, Chris Weitz
Elenco: John David Washington, Madeleine Yuna Voyles, Ken Watanabe, Gemma Chan, Allison Janney, Sturgill Simpson

Sinopse:
Em um futuro distópico dois grandes grupos lutam pelo controle do planeta Terra. Há um grupo militarizado, dominado por seres humanos brutais, que tentam controlar as grandes cidades com violência e repressão. E há o grupo da resistência, formado por robôs e androides com inteligência artificial avançada. Esse segundo grupo também conta com o apoio de grupos progressistas que desejam destruir a tirania que domina a civilização humana. 

Comentários:
Poderia ser um filme muito bom! Vi muito potencial na premissa básica da história contada, mas infelizmente, mais uma vez, faltou ousadia, coragem mesmo, para ir além, testar os limites. A partir de determinado ponto de filme os roteiristas claramente se limitaram, fazendo com que o enredo fosse parar naquela velha fórmula da "criança messias" que vem para salvar o mundo. Isso já foi usado tantas vezes que ficou chato! O menino em questão também não tem carisma, o que piora a situação do filme como um todo. Ao invés de explorar as inúmeras possibilidades de um futuro distópico, em que dois grupos bem distintos lutam pelo poder, a coisa toda se mostra preguiçosa na tela. E tinham orçamento bom para desenvolver um grande filme de ficção. Mas não deu. Esse filme é apenas regular, sendo muito otimista nessa classificação. A partir de determinado momento eu bocejei de tédio. E o desenrolar da história ficou chata demais. Mais um desperdício de boas premissas por parte de Hollywood. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Eu ja li que a palavra distopia não existe, porque utopia ja é uma coisa irreall, um sonho, então distopia seria no maximo uma super redundância
    , ou um sonho dentro do sonho. Pensando por esse prisma, fazer um filme.distópico seria falar sobre o sonho, dentro do sonho; não é coisa pra qualquer escritor.

    ResponderExcluir
  2. Em termos de cinema esse termo é usado em filmes de ficção da seguinte maneira: Utopia, um futuro que deu certo para a humanidade. Distopia, um futuro que deu errado para a humanidade.

    ResponderExcluir