Título Original: The Zone of Interest
Ano de Lançamento: 2023
País: Reino Unido
Estúdio: A24
Direção: Jonathan Glazer
Roteiro: Jonathan Glazer, Martin Amis
Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Johann Karthaus, Luis Noah Witte, Nele Ahrensmeier, Anastazja Drobniak
Sinopse:
O filme recria a estranha e bizarra atmosfera do cotidiano, do dia a dia da família do comandante do campo de concentração de Auschwitz, o oficial da SS Rudolf Höss. Sua casa ficava bem ao lado dos muros do campo de extermínio da Alemanha Nazista. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Som.
Comentários:
Esse filme mostra bem a demência nazista. Tudo o que o espectador vê é uma incômoda normalidade do dia a dia de uma família alemã. Tudo estaria normal se a casa deles não ficasse ao lado do campo de concentração de Auschwitz. O pai era o comandante do campo. Enquanto ele conversa com a esposa e filhos ouvimos ao fundo o furor dos grandes fornos crematórios para onde eram enviados os corpos dos judeus mortos nas câmeras de gás. Algo realmente terrível. Também se ouve ao fundo, meio abafado, tiros e gritos vindos do campo. Esse excelente trabalho de ambientação sonora acabaria levando o Oscar na categoria de melhor som, sendo que o filme também foi premiado como o melhor filme estrangeiro do ano. Dois prêmios mais do que merecidos. Ambientação sonora perfeita! Enquanto o horror do holocausto acontece por trás dos muros a esposa do comandante fica trocando figurinhas de futilidade com sua mãe, mostrando toda a perversidade psicótica daquela gente. É realmente assustador. E por essa razão esse filme é realmente especial. Uma enorme lição de história mostrando que o ser humano é capaz de ignorar até mesmo o sofrimento de milhares de vítimas na maior atrocidade já ocorrida na história da humanidade, desde que isso venha de alguma forma em benefício de seus próprios interesses pessoais.
Pablo Aluísio.
Drama Histórico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pra você ver como uma determinada filosofia de vida pode amortecer os sentidos e tornar qualquer horror plausível e toleravel. Medo dessas coisas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirIdeologia política pode fanatizar e cegar! Vide o nazismo, que encheu de ódio genocida a sociedade da Alemanha na época. A surpresa é que logo a tão civilizada Alemanha cair nas garras dessa ideologia foi realmente de surpreender. É o lado animalesco do ser humano!
ResponderExcluirÉ Pablo. Mas o termo "vândalos" se referia aos alemães, então...
ExcluirMas isso ocorreu nos tempos do Império Romano. Quando Hitler subiu ao poder a Alemanha era uma das nações mais civilizadas do mundo, cheia de universidades, cientistas, etc. Entender como um povo desses caiu na lorota nazista é um dos grandes enigmas da história.
ResponderExcluirTem razão. Eu só pensei na herança genética. kkkk
Excluir