sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Uivo

Uivo 
Na década de 1950 o escritor e poeta Allen Ginsberg publicou um pequeno livro com um longo poema chamado Uivo. Foi uma descoberta e tanto no mundo da literatura da época e causou muita polêmica por causa dos temas tratados e da linguagem direta de seu autor. Para os conservadores foi um verdadeiro escândalo, a ponto de levarem os editores do livro original aos tribbunais norte-americanos para tentar proibir a publicação do texto em novas edições. Essa gente nunca aprende mesmo, quando se faz esse tipo de coisa tudo o que se ganha é ainda mais publicidade. Não foi à toa que Uivo se tornou tão popular, pois todos queriam ler depois da enorme polêmica criada em cima do poema. 

Esse filme, do qual gostei muito, se propõe não apenas a contar essa história, mas também em apresentar o próprio poema em longas sequências de animação. Devo dizer que além de criativa, essa forma de declamar a poesia foi mais do que acertada. As sequências de animação são um primor a mais em um filme inteligente e muito recomendado para quem aprecia o mundo da literatura. O único pontinho negativo talvez venha da escalação do ator James Franco como o protagonista beatnik. É um daqueles casos em que a persona do ator não tem nada a ver com o personagem que interpreta. De qualquer maneira devemos abstrair essa questão e curtir o filme pela excelente proposta que apresenta ao espectador. As boas intenções na realização do filme certamente são as melhores possíveis. 

Uivo (Howl, Estados Unidos, 2010) Direção: Rob Epstein, Jeffrey Friedman / Roteiro: Rob Epstein, Jeffrey Friedman / Elenco: James Franco, Jon Hamm, Todd Rotondi, Jon Prescott / Sinopse: O filme conta a história do jovem poeta e escritor Allen Ginsberg que após escrever e publicar um pequeno livro de poesias se vê bem no meio de uma grande polêmica pública que vai parar nos tribunais dos Estados Unidos. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. "É um daqueles casos em que a persona do ator não tem nada a ver com o personagem que interpreta."
    Exato. Porque a tal perosna é de um pateta, um abobado.

    ResponderExcluir
  2. James Franco escritor intelectual? Nada verossímil...

    ResponderExcluir