sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Uma Grande Mulher

Título no Brasil: Uma Grande Mulher
Título Original: Dylda
Ano de Lançamento: 2019
País: Rússia
Estúdio: AR Films
Direção: Kantemir Balagov
Roteiro: Kantemir Balagov, Aleksandr Terekhov
Elenco: Viktoria Miroshnichenko, Vasilisa Perelygina, Andrey Bykov, Igor Shirokov, Konstantin Balakirev

Sinopse:
Duas amigas que se conheceram no exército vermelho durante a II Guerra Mundial, lutam pela sobrevivência no período do pós-guerra. Elas começam a trabalhar em um hospital militar que atende veteranos lesionados por graves ferimentos sofridos no campo de batalha e vivem o drama de quem retornou com problemas graves de saúde do conflito. 

Comentários:
Filme russo muito bom, também conhecido pelo título de "Uma Mulher Alta". Mostra em sua história o drama das mulheres que lutaram no front da segunda guerra mundial e depois daquela tragédia precisaram recomeçar a vida, agora no mercado de trabalho. As dificuldades eram enormes. A história se concentra na vida dessas duas amigas, duas mulheres veteranas da guerra. Masha sonha em ser mãe novamente, mas sabe que isso será impossível pois ela sofreu um grave ferimento na guerra que a deixou impossibilitada de gerar filhos. Iya trabalha como enfermeira em um hospital de Leningrado e acaba sendo manipulada por Masha para fazer coisas que para ela são absolutamente vergonhosas e constrangedoras. Duas mulheres que descobrem que nem sempre a vida reserva um bom destino. Nem sempre os sonhos se realizam, nem sempre o futuro é aquilo que desejavam. O mais importante, entretanto, como sugere a cena final, é nunca perder a esperança por algo melhor. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Ate a rainha Elizabeth serviu na segunda guerra mundial. E as mulheres de hoje se acham "empoderadas" porque mimetizam homens na ignorância. Imaginem se vissem as espartanas, eu mesmo as modernas israelenses.

    ResponderExcluir
  2. Essas mulheres dessa geração, principalmente as russas, enfrentaram a guerra de frente e lutaram de verdade no front de batalha como esse filme bem demonstra.

    ResponderExcluir