terça-feira, 5 de setembro de 2023

Bat Masterson

Título no Brasil: Bat Masterson
Título Original: Bat Masterson
Ano de Produção: 1958 - 1961
País: Estados Unidos
Estúdio: National Broadcasting Company (NBC)
Direção: Alan Crosland Jr, Eddie Davis, Walter Doniger
Roteiro: S.H. Barnett, John Tucker Battle
Elenco: Gene Barry, Allison Hayes, Allen Jaffe, D.D. Beauchamp, Antoine James, Loretta Alfonso, 

Sinopse:
Baseado em fatos reais a série conta as aventuras de Bat Masterson (Gene Barry), um elegante xerife do velho oeste que combate os criminosos com elegância e inteligência, ao invés de sempre apelar para a violência e o confronto de armas em punho. Muito bem vestido, cheio de bons modos, Masterson também se torna um conquistador de lindas mulheres às quais conquista com seu charme inigualável. Série indicado ao Emmy em 1961.

Comentários:
Maravilhosa série da NBC que marcou a vida de toda uma geração na virada dos anos 50 para os 60. Exibida pela NBC a série se tornou rapidamente um sucesso de audiência, chegando a ter três longas temporadas e que só não foi renovada porque o ator Gene Barry não conseguiu chegar a um acordo financeiro com a direção da NBC para levar em frente a história do famoso xerife Bat Masterson. Em termos de Brasil tivemos a exibição da primeira temporada na TV brasileira e seu sucesso foi tão grande que chegou a virar gravação de sucesso na voz do cantor Carlos Gonzaga. Nos Estados Unidos foi lançado um box maravilhoso com as três temporadas completas, com todos os episódios, um item que fez a alegria dos colecionadores de western. De muito bom gosto e ótima direção de arte, além de restauração digital dos primeiros episódios, o box é um daqueles que fazem o orgulho dos fãs de faroeste, até porque a TV também foi por demais importante na popularização do gênero, a tal ponto de rivalizar com o cinema. Além disso temos que reconhecer que em uma série há muito mais possibilidade de se desenvolver melhor todos os personagens. Em suma, "Bat Masterson" é de fato uma preciosidade rara e de ótima qualidade.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Duas coisas:
    1 - O Carlos Gonzaga morreu a poucos dias com 99 anos, o pai do rock brasileiro.

    2 - O Bat Masterson aparece com certo destaque no filme Waytt Earp, com Kevin Costner. No filme, seu irmão que substitui o Waytt Earp como delegado, morre e segundo um comentário do Waytt, "o irmão do Bat Masterson. James Masterson, era cordial demais".

    ResponderExcluir
  3. Eu soube da morte dele e lamentei. Era um bom cantor e a versao dele da música é absurdamente bem arranjada para a época. Essa postagem aqui é minha homenagem, ainda que indireta, à sua vida dedicada à música.

    ResponderExcluir