segunda-feira, 11 de setembro de 2023

A Profecia II

Título no Brasil: A Profecia II
Título Original: Damien: Omen II
Ano de Lançamento: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Don Taylor, Mike Hodges
Roteiro: Harvey Bernhard, David Seltzer
Elenco: William Holden, Lee Grant, Jonathan Scott-Taylor, Robert Foxworth, Nicholas Pryor, Lew Ayres

Sinopse:
Após a morte de seus pais o agora adolescente Damien Thorn vive com os tios e frequenta uma escola militar tradicional. Ele leva uma vida normal de jovem da elite norte-americana até que surgem problemas. Um padre especializado em arqueologia do mundo antigo e uma jornalista investigativa acreditam que ele, na verdade, seria o anticristo profetizado no livro do Apocalipse. 

Comentários:
Esse segundo filme é bem inferior ao primeiro, o que não significa necessariamente que seja um filme ruim, longe disso. Percebe-se que os produtores e o estúdio tentaram seguir os passos do primeiro filme, inclusive escalando um ator veterano da velha Hollywood para interpretar a figura paterna do personagem principal. E enquanto novas mortes misteriosas vão acontecendo o adolescente Damien vai tomando consciência de quem realmente é! O número de mortes aumentou nessa continuação, inclusive com ideias cada vez mais bem boladas por parte do roteiro. A morte do jovem na pista de gelo é um bom exemplo. Não deve ter sido fácil fazer aquela cena em um tempo em que tudo era analógico, onde o dublê tinha mesmo que se colocar em risco de vida. Em suma, um bom filme, ainda mantendo a qualidade de uma franquia cinematográfica que não terminaria por aqui e seguiria em frente ainda com outros novos filmes. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Fora a cena da morte no gelo, que e realmente apavorante, quase nada se salva nesse filme se compararmos com o primeiro. Destino de sagas.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida inferior ao primeiro filme. Ainda assim vi boas coisas nesse roteiro. Esse aliás foi o último bom da franquia em minha opinião.

    ResponderExcluir