terça-feira, 26 de setembro de 2023

Billy the Kid

Título no Brasil: Billy the Kid
Título Original: Billy the Kid
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Epix
Direção: David Frazee, Rachel Leiterman
Roteiro: Michael Hirst
Elenco: Tom Blyth, Daniel Webber, Eileen O'Higgins, Sean Owen Roberts, Dakota Daulby, Ryan Kennedy

Sinopse:
William H. Bonney é um jovem de família de imigrantes irlandeses que tenta abrir seu caminho na vida. Não é fácil. O pai morre durante uma viagem rumo ao oeste. A mãe fica viúva jovem, desempregada. Para sobreviver Bonney começa a trabalhar como cowboy, mas logo cai no mundo do crime, se unindo a uma quadrilha de bandoleiros que roubava cavalos e gado. E assim ele passa a ser conhecido como Billy The Kid. 

Comentários:
A história do fora-da-lei Billy The Kid já foi contada milhares de vezes, primeiro na chamada literatura de bolso, depois no cinema, onde se criou uma verdadeira versão romanceada de sua vida. A verdade histórica sempre passou longe de todo esse material que o transformou em um dos ícones mais conhecidos do velho oeste. Essa nova série tenta se equilibrar, procurando ser o mais fiel possível aos fatos históricos, mas sem renunciar completamente ao mito de Billy The Kid. Assisti a primeira temporada inteira e gostei muito do que vi. Material de primeira qualidade. Tudo muito bem produzido, com um elenco realmente muito bom. O próprio ator que interpreta Billy tem suas semelhanças físicas com o bandoleiro da vida real. Só não espere muita fidelidade no desenvolvimento psicológico do protagonista. Aqui ele tem crises de consciência e uma fibra moral que muito provavelmente nunca existiu no Billy The Kid histórico. Afinal ele foi um criminoso e um assassino. Não caberia ter tantos valores morais assim em um criminoso com extensa ficha criminal como ele foi em sua breve vida. Basta estudar melhor sua biografia. De qualquer maneira não há como negar que essa série é sem dúvida uma das melhores coisas produzidas no gênero western dos últimos anos. 

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Pode assistir sem receio. É muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Assisti a serie inteira. Estava anunciado como mini serie. Me enganaram. Achei desnecessário duas temporadas pra contar uma historia de um sujeito que foi morto com 22 anos e não fez quase nada na realidade. E se compararmos com as fotos ditas oficiais do Billy The Kid, o da serie e um pouco garboso demais nos trajes; o verdadeiro se vestia como um coitado.

    ResponderExcluir
  3. Fisicamente achei o ator parecido. Em termos de roupas, realmente melhoraram pra não parecer um esfarrapado. E haverá outra temporada até porque nem começou ainda a guerra no condado de Lincoln.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o ator é bem parecido.
      Achei que perderam muito tempo nesses oito episódios da primeira temporada. O revisionismo pra torná-lo heroi também é bem broxante.

      Excluir
  4. O maior erro do roteiro foi justamente esse, o de transformar Kid em uma espécie de herói trágico, coisa que ele nunca foi em vida.

    ResponderExcluir