sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Irmãos de Sangue

Título no Brasil: Irmãos de Sangue
Título Original: Clockers
Ano de Lançamento: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Spike Lee
Roteiro: Richard Price, Spike Lee
Elenco: Harvey Keitel, John Turturro, Delroy Lindo, Isaiah Washington, Regina Taylor, Thomas Jefferson Byrd

Sinopse:
Jovens negros da maior periferia de Nova Iorque são expostos à violência urbana da forma mais cruel e precisam sobreviver em um bairro onde as ruas são dominadas por traficantes de drogas. E um policial branco tenta desvendar um crime de assassinato ocorrido naquela região. 

Comentários:
O projeto inicial desse filme contava com a direção de Martin Scorsese. Quando tudo estava pronto para o começo das filmagens, Scorsese percebeu que não teria tempo para concluir o filme pois tinha compromisso com outra produção, o filme "Cassino" com Robert De Niro. Assim a Universal Pictures acabou optando por levar Spike Lee para a direção. Claro que se tivesse sido feito por Scorsese o filme seria bem diferente, mas é inegável também que Spike Lee fez um bom trabalho (Mais uma vez pois sua filmografia é repleta de obras cinematográficas importantes). O roteiro explora a questão da criminalidade nos bairros mais pobres de Nova Iorque e como a comunidade negra responde a esse tipo de violência. O sempre eficiente Havey Keitel interpreta o policial branco que tenta trabalhar em um bairro negro. Claro que a tensão racial acaba ficando à flor da pele. Enfim, um bom filme que expõe o lado mais violento da maior cidade dos Estados Unidos. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Spike Lee sempre faz um fulme com sua assinatura indelével, seja genual, ou mediano, é sempre inconfundível.

    ResponderExcluir
  2. Sobre aquele caso da Lua.
    https://youtube.com/shorts/_5RwL9Ja-VM?si=buGBDut6PEB8rh3E

    ResponderExcluir
  3. O Spike Lee é um diretor de cinema bem autoral. Sempre manda sua mensagem, embora algumas vezes pesando a mão. Sobre a Lua, bem vamos esperar o que está por vir. Sou um otimista nessa questão.

    ResponderExcluir