quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Drácula: A Última Viagem do Deméter

Drácula: A Última Viagem do Deméter
No ano de 1897 a escuna Deméter parte de um porto no leste europeu em direção a Londres. Jornada complicada, cheia de desafios. O que sua tripulação nem desconfia é que dentro de uma das enormes caixas de madeira contendo terra da Transilvânia, se esconde uma criatura da noite, o vampiro conhecido como Drácula. Durante a viagem ele sai de seu esconderijo e começa a atacar os marinheiros, sempre desaparecendo no fim da noite. Conforme os corpos vão aparecendo a tensão aumenta entre os tripulantes do navio. O que poderia ser feito para deter aquela matança insana e violenta, que ocorre nas madrugadas escuras em alto-mar?

No livro original escrito por Bram Stoker a viagem do Deméter ocupa poucas páginas. Basicamente temos o diário de bordo do capitão e notícias sobre a chegada do navio destroçado na costa da Inglaterra. Partindo dessa premissa simples então o roteiro desse filme foi desenvolvido. Apesar das críticas que esse terror vem sofrendo por aí, eu particularmente gostei do que assisti. A opção por seguir valorizando o suspense, que deu um certo clima de antigos filmes da Hammer, foi certamente um acerto.

Outro ponto positivo foi escolher o lado mais monstruoso de Drácula. Aqui não há espaço para o conde sedutor de capa vermelha. O Drácula que surge nesse filme é basicamente um monstro sanguinário. O design da criatura inclusive é basicamente inspirado em Nosferatu, o que também não deixa de ser uma escolha excelente por parte da direção de arte do filme. No geral gostei mesmo dessa produção. Respeitaram o material original e ainda conseguiram criar algo novo, baseado na pura criatividade da equipe de roteiristas. Está assim muito bem recomendado. 

Drácula: A Última Viagem do Deméter (The Last Voyage of the Demeter, Estados Unidos, 2023) Direção: André Øvredal / Roteiro: Bragi F. Schut, Zak Olkewicz, baseados no livro "Drácula" escrito por Bram Stoker / Elenco: Corey Hawkins, Aisling Franciosi, Liam Cunningham / Sinopse: O filme conta a história da viagem da escuna Deméter entre um porto do leste europeu e Londres. Entre a carga viaja escondido Drácula, o vampiro da Transilvânia. 

Pablo Aluísio.


7 comentários:

  1. Acredito que você vai gostar... É um bom filme!

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Assisti. Gostei, mas na cena final ficou me parecendo que é um piloto de serie.
    Aliás eu ja tinha visto essa mesma história em uma série, a pouco tempo inclusive.

    ResponderExcluir
  3. Complemento: ...acho que essa serie se chama Drácula e e inglesa.

    ResponderExcluir
  4. ...tem 3 episódios de 90 min. e essa historia do navio esta completa no segundo episodio.

    ResponderExcluir
  5. Essa série esta no Netflix, inclusive escrevi resenha. O roteiro não poderia fechar a história porque no livro original esse é apenas um capítulo e a história continua. Os produtores também estão pensando em uma continuação.

    ResponderExcluir