domingo, 24 de setembro de 2023

Quem Matou Malcolm X?

Título no Brasil: Quem Matou Malcolm X?
Título Original: Who Killed Malcolm X?
Ano de Lançamento: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Ark Media
Direção: Phil Bertelsen
Roteiro: Rachel Dretzin
Elenco: Abdur-Rahman Muhammad, Muhammad A. Aziz, Zak A. Kondo, David Garrow, Akbar Muhammad, Khalilah Camacho 

Sinopse:
Documentário investigativo que procura descobrir quem teria sido o real assassino do líder negro Malcolm X. Ele foi assassinado em fevereiro de 1965 enquanto falava ao público em um evento político e religioso. Homens foram presos na ocasião pelos policiais, mas esse documentário revela que o verdadeiro assassino jamais pagou pelo seu crime. 

Comentários:
Eu fiquei realmente surpreso com o que vi nesse documentário. O verdadeiro assassino de Malcolm X, o sujeito que puxou o gatilho da escopeta de cano serrado que o matou, ficou livre e jamais foi preso, acusado e nem processado pelo crime que cometeu. Se for verdade temos aqui um dos maiores erros judiciários da história dos Estados Unidos! Ao que tudo indica os três homens que foram condenados pela morte do líder negro na verdade não foram os responsáveis diretos por sua morte. Dois deles inclusive podem ter passado parte de suas vidas presos de forma completamente injusta. Outro fato revelador é que os homens que estiveram envolvidos dentro dos planos de sua morte eram todos membros da comunidade islâmica negra de New Jersey, na mesma localidade onde Malcolm X pregava e se tornou conhecido. Ele muito provavelmente foi morto por retaliação por ter revelado segredos sexuais do líder da comunidade religiosa, um sujeito conhecido como "Apóstolo Santo". Pelo visto havia pouca santidade envolvida em todo esse crime atroz. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Por essas e por outras e que a pena de morte é altamente questionável.
    Sobre a tal seita, só pelo que se vê naquela série que você esta assistindo do Bumpy Johnson, seria de longe a primeira suspeita devido a traição do Malcolm X aos seus "dogmas" nefastos.

    ResponderExcluir
  2. A série ê excelente complemento para esse documentário e vice versa!

    ResponderExcluir