domingo, 10 de setembro de 2023

Guia de Episódios - Versailles

Guia de Episódios - Versalhes 
Excelente série francesa falada em língua inglesa que conta a história do monarca francês Louis XIV (Luís XIV, o Rei Sol). Ele ficou famoso em sua época por ter sido o monarca absolutista padrão daqueles tempos, a tal ponto que disse a famosa frase: O Estado sou eu!. A história desse monarca é assim contada em três temporadas, com 30 episódios ao total. Segue abaixo comentários sobre episódios assistidos. 

Versalhes 1.01 - Welcome to Versailles
O Rei Luís XIV decide construir o maior palácio da Europa onde antes só havia uma residência real de campo, onde os reis do passado iam passar o fim de semana. O lugar é pantanoso, longe de Paris, um local complicado para ser fazer esse tipo de estrutura, mas Luís está mais do que decidido. Ele também planeja levar toda a classe nobre francesa para ir morar dentro de seu palácio, onde todos seguiriam uma rígida estrutura de etiqueta. Tudo com o objetivo de controlar os nobres em cada minuto de seus dias. Já deu para perceber logo nesse primeiro episódio que a série é realmente muito boa, acima da média e ideal para quem aprecia história. Irei assistir e acompanhar os próximos episódios com toda certeza.  / Versailles 1.01 - Welcome to Versailles (França, 2015) Direção: Jalil Lespert / Elenco: George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan.

Versalhes 1.03 - Mirror for Princes
O Rei da França Luis XIV recebe em Versalhes um rei africano, monarca do Senegal. Claro que o monarca europeu está de olho nas riquezas naturais do país africano, um olhar de colonialismo e para isso tenta convencer o africano que uma aliança com a França seria o melhor caminho, mostrando para o visitante também que os bons modos e a cordialidade dos franceses poderia conviver muito bem com a violência e a brutalidade contra os inimigos do Estado da França. Bom episódio dessa série que vale muito a pena acompanhar. Pena que não tem a versão dublada na Netflix. / Versailles 1.03 - Mirror for Princes (França, 2015) Direção: Christoph Schrewe, Christian Langlois / Elenco: George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan.

Versalhes 1.04 - The Road
O Rei Luís XIV fica realmente irado quando descobre que as estradas que levam até Versalles são infestadas de bandidos, assassinos e bandoleiros, o que coloca em risco a vida de todos os nobres que andam por elas. É uma afronte direto à autoridade do monarca. Afinal o soberano deveria garantir a segurança de toda a sua corte, principalmente dos nobres que viajassem até seu palácio de puro luxo e esplendor dourado. Pior ocorre quando ele descobre que alguns nobres podem estar por trás de todos os crimes. E no front de guerra o irmão do Rei também acaba se destacando sendo aclamado como herói de guerra, o que também não é uma boa notícia para o monarca francês. / Versailles 1.04 - The Road (França, 2015) Direção: Christoph Schrewe / Elenco: George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan.

Versailles 1.05 - Bow to Your King
Gosto bastante dessa série que conta a história do Rei Luís XVI, o Rei Sol. Nesse episódio ele enfrenta uma greve dos operários que estavam construindo seu palácio em Versailles. As condições de trabalho eram péssimas e muitos homens morreram. Então eles pararam. Como eram veteranos de guerra o monarca não podia simplesmente puni-los com a morte. Assim após uma certa hesitação ele finalmente abriu negociações sobre as condições de trabalho daqueles homens. De certa maneira esse evento histórico foi um marco na construção e nascimento dos direitos dos trabalhadores na França, mesmo que a contragosto do monarca absolutista que ocupava o trono naquele período histórico.  / Versailles 1.05 - Bow to Your King (França, 2015) Direção: Christoph Schrewe / Elenco: George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan.

Versailles 1.10 - Bring the Garden Here
Último episódio da primeira temporada. Luís XIV enfrenta uma grave crise diplomática e pessoal. Nos episódios anteriores ele havia usado sua cunhada como peça de diplomacia para criar uma aliança da França com a Inglaterra contra a Holanda, o país inimigo que estava prestes a entrar em guerra contra os franceses. Só que a esposa de seu irmão acaba envenenada. Após lutar por sua vida alguns dias ela finalmente vem à óbito. O monarca francês fica chocado e muito entristecido com tudo o que aconteceu. Pior do que isso, ele descobre que há nobres dentro de seu palácio que conspiram contra seu poder e sua vida. O envenenamento era bem comum naquela época e qualquer um dos nobres que viviam em Versailles poderiam estar colocando veneno na comida do Rei. Providências de segurança e repressão precisavam ser tomadas de forma urgente. Luís ordena aos seus homens que encontrem os conspiradores. Todos devem ser mortos o mais rapidamente possível. / Versailles 1.10 - Bring the Garden Here (França, 2015) Direção: Daniel Roby / Elenco: George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan.

Pablo Aluísio. 

3 comentários: