quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Honra e Lealdade

Título no Brasil: Honra e Lealdade
Título Original:  My Honor Was Loyalt
Ano de Lançamento: 2016
País: Alemanha, Itália
Estúdio: HSD Filmes
Direção: Leone Frisa, Alessandro Pepe
Roteiro: Alessandro Pepe
Elenco: Leone Frisa, Francesco Migliore, Paolo Vaccarino, Albrecht Weimer, Alessandra Oriti, Alessandro Pepe

Sinopse:
O filme conta a história de um grupo de soldados alemães durante a segunda grande guerra mundial. Eles, no começo da história, se mostram empenhados, cheios de valores patrióticos. Conforme a guerra avança e a Alemanha vai sendo derrotada, eles finalmente conseguem enxergar a realidade do desastre histórico que os cercam. 

Comentários:
É um filme interessante, mas que tem seus problemas. Logo no começo surge uma mensagem dizendo que o filme não tem um lado político e não defende qualquer tipo de ideologia. Claro que os produtores tentam com isso se eximir de qualquer associação com o nazismo. Entretanto é impossível fazer um filme com esse tipo de história sem se chocar com o horror que o nazismo promoveu na Europa durante aqueles trágicos anos. Em meu ponto de vista o roteiro pegou leve demais com alguns personagens, em especial dois membros da SS que fazem parte da tropa que é mostrada no filme. Eles são retratados como pessoas comuns demais, quase banais. Ora, quem conhece história sabe que os membros da SS eram fanáticos violentos e insanos. Os mais nazistas entre os nazistas. Não tem como retratar esse tipo de gente de outra forma. Eles enviavam crianças para câmeras de gás nos campos de concentração. Não há perdão para esse tipo de personagem histórico, por isso deixo aqui a ressalva. No mais, é um filme que dá para assistir, mas também não é nada demais ou surpreendente. 

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Se pelo menos tivesse acabado. Essas pessoas continuam existindo com toda a forca.
    Uma amiga da minha mulher ofereceu a sua casa para abrigar fragelados pela guerra da Ucrânia; na hora qje essas pessoas chagaram e viram que a dona da casa era negra se recusaram a aceitar o abrigo na hora. A coisa ainda e pior que parece em 2023.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa horrorosa! E saber que a Ucrãnia foi um dos principais palcos das atrocidades nazistas na segunda guerra. Não faz o menos sentido existir ucranianos assim, mas é a obscuridade da mente humana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior a justificativa do Putin para invadir a Ucrânia é justamente o nazismo latente e incontrolável dos ucranianos. Como você disse, um absurdo.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A política internacional dos dias atuais possui cada vez mais cores e tonalidades dúbias...

    ResponderExcluir