segunda-feira, 25 de setembro de 2023

O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary
Depois de muitos anos decidi rever esse clássico do diretor Roman Polanski. Para se ter uma ideia, a última vez que havia assistido ao filme foi nos anos 80, no Supercine. Pois é, fazia muito tempo realmente. Pude perceber agora nessa revisão que o filme ainda conseguiu se manter bem, apesar do tempo. Há partes que ficaram mais datadas, entretanto em outros momentos o clima de suspense e principalmente do desenvolvimento da história, conseguiu ficar imune à passagem dos anos. Os momentos envolvendo a seita de satanistas realmente se tornaram datados. Polanski errou a mão nesses segmentos. Ficou tudo muito explicadinho, o que não era necessário. Um pouco mais de sugestão cairia muito bem, mesmo na época de lançamento original do filme. Não precisava colocar os idosos, adoradores de Satã, em diálogos tão óbvios. 

De qualquer forma o uso do clima naturalmente sombrio do prédio Dakota de Nova Iorque contribuiu muito para o desenvolvimento do suspense. Foi aqui que John Lennon foi covardemente assassinado. Há alguns breves diálogos entre os personagens explicando que o lugar já era amaldiçoado desde os tempos da colônia inglesa. Eis um ponto que poderia ter sido melhor desenvolvido nesse roteiro. Também poderiam explorar mais os temas envolvendo a mitologia que cerca esse mundo de bruxaria e adoração a Satã. Mas de qualquer forma o resultado geral ainda se mantém firme. Estão falando inclusive em um remake para breve dessa história. Os mais puristas vão reclamar. De minha parte até acho uma boa ideia. Quem sabe um roteiro mais bem trabalhado não venha a aparar todas essas arestas do filme original. 

O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, Estados Unidos, 1968) Direção: Roman Polanski / Roteiro: Ira Levin, Roman Polanski / Elenco: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon / Sinopse: Um jovem casal se muda para o velho prédio Dakota em Nova Iorque. A esposa logo fica grávida, mas coisas estranhas e misteriosas começam a acontecer em suas vidas. E ao que tudo indica uma seita satanista está envolvida! 

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. "o uso do clima naturalmente sombrio do prédio Dakota de Nova Iorque contribuiu muito para o desenvolvimento do suspense. Foi aqui que John Lennon foi covardemente assassinado."
    Pois é: entretanto vale ressaltar que o John Lennon foi assassimado nesse predio mais de 20 anos apos a feitura desse filme o que torna tudo macabramente profético.

    ResponderExcluir
  2. Para ser mais exato o John Lennon foi morto ali no Dakota doze anos depois que esse filme foi feito. Eu não moraria naquele lugar por nada! Os corredores são velhos e escuros e pelo visto o clima por lá é sombrio e péssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk tem razão, 12 anos, isso explica minhas notas de matemática nada abonadoras.

      Excluir
  3. Lennon morreu no comecinho dos anos 80. Esse filme é dos anos 60. Normal a confusão de números!

    ResponderExcluir