sábado, 9 de setembro de 2023

Guia de Episódios - Godfather Of Harlem

Guia de Episódios - Godfather Of Harlem
Segue abaixo os resumos dos episódios assistidos dessa série. São textos mais diretos, simples, contendo a informação básica sobre cada um dos episódios que compõem as temporadas em questão. Novos textos serão publicados, assim que novos episódios sejam assistidos e avaliados. Espero que apreciem esse guia de episódios. 

Godfather Of Harlem 1.01 - By Whatever Means Necessary
Assisti pela primeira vez e gostei muito, ja provando que a série é boa. O protagonista sai da cadeia após longos anos atrás das grades. Ele precisa recomeçar, mas descobre que mafiosos italianos dominaram grande parte de seu território no Harlem. Obviamente o pau vai comer, apesar dele contar com a simpatia dos principais chefões das famílias da cosa nostra em Nova Iorque. Destaque para o personagem de Malcolm X, figura histórica real que foi interpretado no cinema pelo ótimo Denzel Washington. Godfather of Harlem 1.01 - By Whatever Means Necessary (Estados Unidos, 2020) Direção: John Ridley / Elenco: Forest Whitaker, Nigel Thatch, Ilfenesh Hadera.

Godfather of Harlem 2.02 - Sting Like a Bee 
Nessa altura o que interessa para Bumpy Johnson é tirar os mafiosos italianos do tráfico de heroína no Harlem. Não vai ser nada fácil já que os criminosos da cosa nostra controlam tudo nesse crime, seja na distribuição, seja na venda das drogas nas ruas. Só que Johnson ainda reserva algumas cartas na manga para fazer seus planos finalmente darem certo. Na outra linha narrativa vemos Malcolm X indo para a Flórida para assistir a luta de Classius Clay, algo que irrita profundamente o apóstolo sagrado (líder da comunidade muçulmana de Nova Iorque). Ele impôs pena de silêncio a Malcolm X e isso significa que também não poderia comparecer em eventos públicos, ainda que esportivos. O clima entre eles vai piorando a cada dia que passa! Godfather of Harlem 2.02 - Sting Like a Bee (Estados Unidos, 2021) Direção: John Ridley / Elenco: Forest Whitaker, Nigel Thatch, Ilfenesh Hadera.

Godfather of Harlem 2.03 - The Little Fruit Stand Riot
Um jovem negro rouba uma maçã e acaba sendo brutalmente espancado por um policial. A confusão se torna generalizada na rua e sobra até mesmo para um senhor idoso que ganha sua vida dignamente engraxando sapatos. A forma como os policiais corruptos tratam os negros revoltam a comunidade. Malcolm X e Johnson unem forças para pressionar a chefia de polícia a liberar o pobre engraxate, para que ele receba tratamento médico. Pois é, meus caros, temos nesse episódio um claro exemplo do que se hoje chama Racismo estrutural. Muito bom o episódio, um dos melhores da série. / Godfather of Harlem 2.03 - The Little Fruit Stand Riot(Estados Unidos, 2021) Direção: Guillermo Navarro / Elenco: Forest Whitaker, Nigel Thatch, Ilfenesh Hadera.

Godfather of Harlem 2.04
Se unir com um mafioso italiano não vai pacificar os negócios das drogas no Harlem. Assim acaba descobrindo Johnson pois ele passa a ser chantageado por outras grupos familiares de mafiosos italianos, todos de olho na grana do tráfico de drogas naquele bairro. E o tal de apóstolo santo parece bastante empenhado em enquadrar Malcolm X que está bem perto de romper com tudo, trilhando seu próprio caminho, algo perigoso pois acaba sendo alertado de que alguns membros do grupo islâmico planejam matá-lo (algo que infelizmente viria mesmo a acontecer!). 

Godfather of Harlem 2.05
A feira mundial chega em Nova iorque. Uma boa oportunidade para os criminosos da cidade. Nem os bonecos e brinquedos se salvam pois são ótimos recipientes para importar drogas vindas da França. Só que os negócios também podem se atrapalhados por acertos de contas entre os criminosos negros e italianos. E quando um desses é morto por um negro em um bordel as coisas realmente ficam tensas, com todos jurando de morte uns aos outros. Por fim um importante senador do Alabama, um racista, passa a ser chantageado por ter impedido a aprovação da lei de direitos civis. Fotos comprometedoras dele ao lado de prostitutas pretas pode ser o caminho para ele mudar de ideia. 

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Essa serie e muito bem produzida, bons atores, época histórica muito relevante para os negros americanos e suas reivindicações, entretanto, estranhamente, o Frank Lucas, que filme American Gangster aprece como o braço direito do Bumpy Johnson, nessa serie e solenemente ignorado como se nunca tivesse existido.

    ResponderExcluir
  2. Essa série vinha sofrendo diversas críticas nesse estilo que você fez aqui na postagem. Por isso os produtores colocaram um aviso antes dos novos episódios explicando que nem sempre os roteiros seguem os fatos históricos reais. Tem muita ficção e adaptação da história nesse processo.

    ResponderExcluir
  3. Review Adicionado
    Godfather of Harlem 2.03 - The Little Fruit Stand Riot
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Guia de Séries
    Godfather of Harlem 2.04
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir