segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Os Novos Centuriões

Título no Brasil: Os Novos Centuriões
Título Original: The New Centurions
Ano de Lançamento: 1972
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Richard Fleischer
Roteiro: Stirling Silliphant, Joseph Wambaugh
Elenco: George C. Scott, Stacy Keach, Erik Estrada, Jane Alexander, Scott Wilson, Clifton James

Sinopse:
Um jovem estudante de direito entra para o departamento de polícia de Los Angeles para ajudar a pagar seus estudos. Como patrulheiro ele vira parceiro do veterano policial Kilvinski (George C. Scott). Esse velho tira vai se tornar seu professor da ruas, ensinando como sobreviver em uma cidade dominada pelo crime e pela corrupção. 

Comentários:
Eu costumo dizer que a década de 1970 foi a era de ouro dos filmes policiais em Hollywood. Essa película só vem para confirmar essa minha opinião há muito sedimentada. É um daqueles filmes crus, mostrando todo o lado sórdido de uma grande cidade norte-americana como Los Angeles. Traficantes, viciados, prostitutas, cafetões e criminosos de todos os tipos formavam uma verdadeira fauna urbana nessa selva de pedra implacável. O elenco é todo muito bom, com destaque, como sempre, para o ótimo George C. Scott. Ele interpreta um policial durão que sabia muito bem as regras das ruas mais violentas da cidade. Nem sempre a lei era suficiente para impor a ordem nesses lugares. E no elenco coadjuvante temos Erik Estrada que iria se tornar astro da TV na série de grande sucesso CHIPs. Enfim, um filme policial muito bom dos anos 70. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Só mesmo no começo da década de '70 alguém comparar a policia atual com centuriões, um dos maiores exemplos de policia reacionária da historia do mundo, poderia parecer uma boa ideia. Lembrando que o titulo nacional traduz literalmente o original.

    ResponderExcluir
  2. Na década de 1970 as grandes cidades dos Estados Unidos passaram por ondas de criminalidade. Isso radicalizou a situação, inclusive dentro da força policial.

    ResponderExcluir