quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Homens Comuns: Assassinos do Holocausto

Título no Brasil: Homens Comuns: Assassinos do Holocausto
Título Original: Ganz normale Männer Der vergessene Holocaust
Ano de Lançamento: 2022
País: Alemanha
Estúdio: Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF)
Direção: Manfred Oldenburg, Oliver Halmburger
Roteiro: Manfred Oldenburg
Elenco: Brian Cox, Benjamin Ferencz, Christopher Browning, Harald Welzer, Hilary Earl, Stefan Kühl

Sinopse:
Documentário alemão que resgata a história de homens comuns, com profissões nada especiais, que se transformaram em violentos e insanos carrascos nazistas durante a segunda grande guerra mundial. Como foi possível que aquelas pessoas se tornassem cúmplices do holocausto?

Comentários:
Documentário histórico alemão dos mais interessantes. Ele parte de um questionamento que sempre vem á mente daqueles que estudam o holocausto. Como pessoas educadas, cultas e muitas vezes bem comuns, que tinham uma vida equilibrada em suas comunidades, se tornaram assassinos violentos e insanos em nome de uma ideologia tão perversa e insana como o nazismo? Esse é um questionamento dos mais intrigados e até hoje surpreendem os historiadores. Até porque se formos analisar a vida desses homens veremos que eles não tinham nada de especial. Eram padeiros, sapateiros, garçons, cozinheiros, etc. Da noite para o dia estavam mandando crianças, mulheres e idosos para as câmeras de gás do inferno de Hitler. Ou então estavam fuzilando populações civis sem a menor cerimônia ou grau de culpa! A mente humana é realmente um lugar obscuro de se entender completamente. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    O homem, quando se trata de fazer a maldade, de ser ignorante, nunca e comum; ele usa um verniz social, mas se lhe instigarem e garantirem a impunidade, são monstros da pior espécie, que foi esse o caso.

    ResponderExcluir
  2. O pensamento nazi-fascista está no ar novamente. Parece que o ser humano vive em ciclos históricos, onde a coisas vão e voltam. Inclusive as coisas horríveis da nossa história. Deve ser um traço genético primitivo de nossos antepassados...

    ResponderExcluir