sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Barbie

Barbie
Ontem assisti finalmente ao filme "Barbie". É o maior sucesso de bilheteria do ano, superando 1 bilhão de dólares de faturamento. Dinheiro que não acaba mais! O que explica tamanho sucesso? Penso que é mais um capítulo da infantilização que o cinema vem passando de forma sistemática nos últimos anos. Faz parte do mesmo movimento que transformou filmes de super-heróis em blockbusters, campeões comerciais absolutos do cinema mundial. Psicólogos dizem que a geração Millenium passa por tantas dificuldades para se firmar no mundo adulto que aspectos da infância se tornam um lugar seguro para muitos deles. Daí a moda dos filmes de super-heróis e agora desses filmes baseados em brinquedos de sucesso. Uma forma de recuperar a felicidade dos anos de infância. 

Mas deixemos esse tipo de análise psicológica de lado. Vamos ao filme em si. O roteiro tem inegavelmente boas ideias. Como seria ter uma Barbie chegando ao mundo real? Ela sai de seu mundo onde tudo é cor de rosa e feliz e acaba parando nas ruas de uma Los Angeles do mundo real. O choque entre esses dois mundos, a da imaginação de uma garota brincando com sua boneca e a selva de pedra que existe lá fora, até que rende alguns bons momentos. 

O problema é que o filme nunca abandona esse tipo de mentalidade pueril e... meio psicótica. Assim o que começa bem, logo fica cansativo e nunca vai para as últimas consequências. Sempre tenta resgatar o clima cor de rosa que move tudo. Com isso o filme fica chatinho, especialmente nos trinta minutos finais. Se salva um pouquinho com a piada final, com a última frase dita pela atriz Margot Robbie. E é só isso mesmo. Complicado entender como um filme como esse rendeu tanto dinheiro. Talvez os psicólogos em suas teses estejam mesmo certos. O mundo adulto é duro e cruel demais para os membros da geração Millenium. Melhor brincar de boneca em um mundo cor de rosa! 

Barbie (Estados Unidos, 2023) Direção: Greta Gerwig / Roteiro: Greta Gerwig, Noah Baumbach / Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Kate McKinnon / Sinopse: A boneca Barbie vive em um mundo cor de rosa onde todos são felizes. Até o dia em que ela começa a ter pensamentos estranhos, como a morte! Então resolve ir ao mundo real para descobrir o que estaria acontecendo com a menina que brinca com ela! E isso causa todos os tipos de problemas! 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Barbie

    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★
    Direção de Arte: ★★★★
    Geral: ★★★

    Avaliação / Cotações:
    ★★★★ Excelente
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah Pablo!
    Estamos vivendo em plena pandemia...uma pandemia de retardamento mental.

    ResponderExcluir
  4. Olha... tá complicada a situação no cinema... rsrs

    ResponderExcluir