terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Sinatra - Anthony Summers

Essa é uma biografia muito boa do cantor Frank Sinatra. Eu já havia gostado de uma biografia escrita pelo mesmo autor, sobre a Marilyn Monroe. Sim, é aquela chamada "A Deusa", um dos melhores trabalhos que já li sobre a atriz. Aqui Summers volta seu foco para Sinatra. Antes de mais nada é um alívio para o escritor o fato de que Sinatra já morreu. Acontece que enquanto era vivo, ele colecionou processos contra escritores que ousassem escrever sua biografia. Mal um livro era anunciado e Frank acionava sua equipe de advogados de Nova Iorque para processar em alguns milhões de dólares os que ultrapassavam essa barreira. Ele costumava dizer que apenas Frank Sinatra poderia escrever um livro sobre Frank Sinatra. Todos os demais escritores sofriam processo por isso.

Pois bem, com Frank morto e enterrado, Summers teve total liberdade para ir atrás de todas as informações. Conversou com amigos próximos do cantor e até parentes. As pessoas foram mais cooperativas, algo que não acontecia enquanto Sinatra estava por aí, ameaçando todo mundo. Assim o escritor pode escrever sobre tudo. Até mesmo sobre as ligações do artista com a máfia italiana. É interessante porque Sinatra costumava partir para cima de qualquer jornalista que escrevesse sobre essas ligações, porém ao mesmo tempo parecia ter orgulho de ser amigo de chefões de Nova Iorque. Ele chegou até mesmo a dirigir uma associação que lutava para melhorar a imagem dos imigrantes italianos nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que frequentava o subterrâneo da Cosa Nostra. Era um sujeito contraditório.

A leitura é agradável e o estilo do escritor é leve, algo que torna o livro bem interessante. Após ler o livro chegamos em algumas conclusões. Uma delas é que Sinatra amou perdidamente a atriz Ava Gardner. De todas as mulheres com quem se relacionou, ele nunca superou o fim de seu casamento com ela. Também descobrimos que de forma em geral ele agia como um cafajeste com as outras garotas com quem saía. Fazia parte da mentalidade da época tratar mal as mulheres, era um machismo aceito pela sociedade. Frank bebia muito e tinha um grupo de fiéis amigos e puxa-sacos que orbitavam ao seu redor. O Rat Pack moldou sua vida pessoal e profissional por muitos anos, até o dia em que Dean Martin se encheu de Sinatra e foi embora para nunca mais retornar.

Frank também parecia mudar bastante suas opiniões. Ele foi membro do Partido democrata por anos, mas no final de sua vida deu uma banana para eles e abraçou o extremo oposto, o Partido republicano. Era frio e briguento com algumas pessoas e um doce para outras. Sinatra podia ter atitudes completamente antagônicas, como ameaçar alguém de morte e no dia seguinte fazer grandes doações para a caridade. Se aposentou algumas vezes, mas sempre retornava aos palcos. No final da vida encontrou alguma estabilidade com Barbara, sua última esposa, mesmo que ela fosse odiada por suas filhas do primeiro casamento com Nancy Sinatra. Foi envelhecendo, perdendo a voz magnífica, mas mesmo assim continuou a cumprir extensas agendas de shows. Enfim, antes de qualquer coisa ele foi um homem de seu tempo, com qualidades e defeitos em ambos os lados da balança. Se você deseja conhecer mais esse grande artista, em seu lado mais pessoal, então a biografia escrita por Summers é de fato uma ótima opção de leitura.

Sinatra
Autor: Anthonny Summers e Robbyn Swan
Editora: Novo Século.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Eu acho essas biografias não autorizadas do Frank Sinatra maravilhosas. Ele provou que ser mau/bom é a melhor coisa pra grandes biografias. Vou ler de qualquer jeito. Obrigado pela dica Pablo!
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse escritor desde os tempos que li o livro de Marilyn Monroe. E o Sinatra... bom, mais parece um personagem de ficção. Ele não era um homem comum, em nenhum aspecto...

    ResponderExcluir