sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Betamax - O Primeiro Videocassete

Betamax - O Primeiro Videocassete
Quem viveu a era dos videocassetes nos anos 80 jamais vai esquecer. Era muito prazeroso ir até uma locadora de vídeo para conferir os lançamentos, descobrir clássicos antigos, até mesmo se socializar com outros cinéfilos.

O sistema mais popular foi o VHS, formato que tomou conta do mercado, inclusive no Brasil. O que poucos sabem é que o primeiro videocassete não foi um VHS, mas sim um Sony Betamax. Na verdade foi essa empresa quem criou o aparelho eletrônico pioneiro.

Só que numa jogada errada de marketing decidiu monopolizar sua fabricação. Nenhuma outra marca poderia fabricar videocassetes Betamax. A Sony queria o monopólico completo do mercado. E ai o que aconteceu? Todas as outras marcas aderiram ao VHS. Com isso a Sony ficou sozinha, com menos fitas no mercado para comercializar, sem ter o apoio também dos grandes estúdios de cinema, de onde saíam a matéria prima da indústria. Sem filmes, sem locadoras, o Betamax foi morrendo. Só em alguns países, como a Índia, ele conseguiu projeção, mas isso durou pouco.

O Betamax começou a morrer mesmo com a fabricação do primeiro VHS da Sony. Com isso a empresa japonesa reconhecia de certa forma a derrota. As fitas Betamax tinham melhor tecnologia, eram menores e com melhor qualidade de imagem, só que como havia mais fitas VHS nas locadoras foi esse formato, de qualidade inferior, que prevaleceu. Um caso bem interessante de tentativa de monopólio e domínio do mercado que acabou dando bem errado.

Pablo Aluísio.

2 comentários: