sábado, 26 de janeiro de 2008

Tesla (2020)

Esse é um novo filme que promete muito e tenho um pressentimento que vai ser muito bom. Trata-se de Tesla (2020) que vem com a proposta de contar a história desse cientista genial, o Nikola Tesla, que será interpretado no filme pelo bom ator Ethan Hawke. E não é um papel qualquer. Esse foi um cientista visionário, muitos séculos a frente de seu tempo, que ousou pensar em coisas que sequer tinham sido inventadas em seu tempo.

Mas será que o filme estará a altura desse gênio da ciência?

Penso que sim. A direção e o roteiro é assinado por Michael Almereyda, que afirmou em entrevistas que foi fundo nas pesquisas sobre o biografado. A sinopse afirma que o filme é "Uma visão livre do inventor visionário Nikola Tesla, suas interações com Thomas Edison e a filha de J.P. Morgan, Anne, e seus avanços na transmissão de energia elétrica e luz".

A maior ironia histórico disso tudo é que ele nunca foi devidamente reconhecido em vida. Muitas de suas ideias só iriam ser colocadas em práticas após sua morte. Ele foi muitas vezes humilhado por concorrentes e outros cientistas que diziam que suas invenções eram malucas, fora da realidade. O tempo, senhor de tudo, mostrou quem afinal estava certo. Pena que quando isso aconteceu ele não estava mais vivo. Pois é, de qualquer maneira esse filme parece bem promissor.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Drama e Romance
    Tesla (2020)
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Não fosse o Tesla, e sua corrente alternada, não teríamos energia nas nossas casas a tantos anos; pena que era um louco "de fazer um risco no chão e querer passar por baixo", por isso não é reverenciado como Edson e outros de igual quilate.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Os loucos de hoje, podem facilmente se tornarem os gênios do amanhã. O próprio Einstein tinha uma frase em que dizia que a genialidade é uma espécie de loucura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Pablo, mas o Tesla passava da conta. Da mesma forma que ele inventou coisas que usamos hoje cotidianamente sem nem saber que foi ele quem inventou, e outras que até hoje ainda não foram colocadas em pratica, como uma especie de wireless pra transmissão eletricidade sem fio, ele tinha algumas ideias, e manias, completamente insanas o que forneceu lenha para os que queriam queima-lo e desacredita-lo por temer a sua concorrência, ou para se apoderar das suas invenções. Uma judiação o que fizerem com ele.
      Eu fui sócio de um mágico em um projeto há muitos anos e ele foi a primeira pessoa que eu vi reverenciar o Tesla como um gênio, e por isso fiz algumas pesquisar e passei a conhece-lo melhor. De uns anos pra cá seu nome, e sua reputação, vem sendo restaurados e, por incrível que pareça, ter uma empresa de um bilionário, o Elon Musk, a TESLA, que não tem nada a ver com o Tesla, é só uma homenagem, mas que se apresenta como vanguarda em pesquisas tecnológicas, está ajudando mais ainda. Pena que ele já morreu e agora é tarde.

      Excluir
  4. O Tesla deixou seu nome na história, tanto que estamos aqui hoje falando dele. Acho que ele cumpriu seu papel nesse mundo, mesmo com as esquisitices e maluquices próprias de seu jeito de ser.

    ResponderExcluir
  5. Perguntaram ao Einstein como era ser o homem mais inteligente do mundo ele respondeu: "não sei, pergunte ao Tesla".

    ResponderExcluir