terça-feira, 15 de janeiro de 2008

John Belushi

Quem foi John Belushi? Ele foi um ator e comediante bem popular nos anos 80. Começou fazendo shows de piadas ao estilo Stand up em Chicago. Era tão bom que recebeu convite para trabalhar no programa Saturday Night Live ao lado de grandes nomes do humor americano como Eddie Murphy, John Candy, Dan Aykroyd e Bill Murray;

Seu primeiro grande sucesso no cinema foi o filme "Clube dos Cafajestes", uma comédia juvenil passada no meio universitário. Belushi interpretava um estudante porcalhão que bebia, comia e entrava em brigas. O Bluto (como era chamado no filme) não tinha muitos diálogos para dizer, mas era extremamente divertido, amassando latas na cabeça.

"Com a Corda no Pescoço" foi um western que rodou ao lado de seu ídolo, Jack Nicholson. Filme divertido, mas que não fez muito sucesso. Além disso o papel de John Belushi passava longe de ser importante dentro do enredo.  Ao lado de Steven Spielberg esteve em "1941 - Uma Guerra Muito Louca". Um filme divertido passado na II Guerra Mundial, mostrando a paranoia que se espalhou na Califórnia durante uma suposta invasão japonesa no continente americano. Um filme cheio de gags, mas que não caiu no gosto do público. Acabou sendo um fracasso de bilheteria.

O sucesso só voltou com "Os Irmãos Cara de Pau" de 1980. Era um musical cheio de boas ideias, diversão e música de primeira qualidade, com a participação especial de verdadeiras lendas. O filme foi um sucesso não apenas nos cinemas, mas nas lojas de discos também pois sua trilha sonora vendeu milhões de cópias. Esse acabou sendo o último grande êxito comercial da carreira do ator.

Seus dois últimos filmes, "Brincou com Fogo... Acabou Fisgado!" e "Estranhos Vizinhos" não fizeram sucesso comercial. Eram bons filmes, mas o público não se interessou. No dia 5 de março de 1982 John Belushi teve uma overdose de drogas fatal. Ele misturou cocaína com heroína (numa mistura conhecida como "Speedball" entre viciados) e seu coração não resistiu. Morreu aos 33 anos de idade. Ele estava reescrevendo um roteiro de um projeto de filme que havia sido recusado pelo estúdio. Tentava mais uma vez levantar sua carreira. Morreu jovem e precocemente, mas pelos poucos filmes que fez continua a ser lembrado no meio humorístico dos Estados Unidos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: