sábado, 12 de janeiro de 2008

O Cinema de Terror dos anos 80

Muitos clássicos de terror foram lançados nos anos 80. Alguns deles deram origem a franquias de sucesso que até hoje estão em cartaz. Foi um período muito fértil para o gênero, com o surgimento de excelentes diretores, roteiristas e até mesmo companhias de cinema especializadas em filmes do gênero.

Logo no começo de 1980 o público viu estrear nos cinemas um dos grandes clássicos de terror de todos os tempos. Era o filme "O Iluminado" de Stanley Kubrick. O roteiro era inspirado em um livro de Stephen King que em pouco tempo teria inúmeras adaptações de sua obra no cinema.

Um dos grandes trunfos desse filme veio da presença de um excelente elenco, com destaque absoluto para Jack Nicholson. Ele interpretava esse sujeito que ficava tomando conta de um grande hotel durante o inverno. Aos poucos ele vai percebendo que o lugar tinha seus próprios segredos, com o surgimento de eventos sobrenaturais que ele próprio não conseguiria explicar. Em pouco tempo ele mesmo começa a trilhar o caminho da insanidade, para desespero de Shelley Duvall, Um filme que se mantém assustador até mesmo para os padrões atuais. Um tipo de horror psicológico que faz falta atualmente. Uma obra prima cinematográfica.

Nesse mesmo ano também surgiu nos cinemas o primeiro filme da longa franquia "Sexta-Feita 13". Dirigido por Sean S. Cunningham (que também escreveu o roteiro e a estória do filme), era uma aposta dos estúdios Paramount em um público que curtia mais violência nas telas. O enredo era uma bem bolada miscelânea em torno das diversas biografias de psicopatas que vinham enchendo as páginas policias desde as décadas de 50 e 60. O cenário era uma região conhecida como Crystal Lake, onde no passado havia vivido um jovem chamado Jason que havia sofrido todos os tipos de abusos e que agora supostamente voltava para se vingar de todos os seus algozes. O filme foi uma produção barata, com elenco jovem (e um Kevin Bacon em começo de carreira) que acabou surpreendendo nas bilheterias, faturando muito acima do esperado.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Terror e Ficção
    O Cinema de Terror dos anos 80 - Parte 1
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito forte, mas o engraçado é que eu tinha mais medo da cara da Shelley Duvall do que da loucura do Jack Nicholson ou dos fantasmas do hotel.

    ResponderExcluir
  3. O bom e velho Jack Nicholson leva esse terror nas costas na minha opinião. Quando fui assistir o remake achei uma droga, simplesmente porque não tinha o Jack. O Iluminado sem ele não dá... não dá...

    ResponderExcluir