quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Na Natureza Selvagem

O excelente filme dirigido por Sean Penn me despertou curiosidade sobre essa história. Assim comprei um exemplar do livro escrito por Jon Krakauer. O roteiro do filme foi devidamente inspirado nessas páginas. No livro o autor procura seguir os passos do jovem Chris McCandless. Nos anos 90, após terminar seu colegial, ele pegou uma mochila, colocou poucas roupas dentro e quase sem dinheiro, ganhou a estrada. Seu sonho era chegar no gelado Alaska de carona, vivendo como poucos, fugindo do mundo que conhecia, para se encontrar dentro da natureza selvagem. Bom, se você viu o filme já sabe que não é uma história com final feliz. O Alaska é uma das regiões mais hostis do mundo, com temperaturas congelantes, ursos famintos e pouca comida para quem tiver a coragem de se aventurar em suas terras selvagens.

O autor assim vai contando a história do "Supertramp". Ele ouviu familiares e pessoas que encontraram com McCandless enquanto ele cruzava os Estados Unidos. Todos, sem exceção, dão sua visão sobre a aventura desse rapaz. O curioso é que todos eles deixam claro que para entrar mesmo em uma viagem como essa, deve-se ter acima de tudo um preparo especial, um treinamento e conhecimento dos desafios que se vai enfrentar. Esse foi o erro fatal de McCandless. Ele viu essa jornada de uma forma muito sonhadora, sem se debruçar sobre os desafios reais que teria que enfrentar. Ao subestimar a força da natureza acabou sendo destruída por ela.

O livro em si me agradou. Há um pequeno deslize de seu autor que em determinado momento esquece que está escrevendo um livro sobre McCandless e passa a falar de si mesmo, de suas viagens, algumas bem parecidas com a do protagonista. Esse aspecto é falho em meu ponto de vista. O leitor está atrás de informações sobre o principal personagem do livro e não seu autor. Porém fora esse tropeço o resto do livro é muito bom, cheio de detalhes e informações preciosas. Quem gostou muito do filme certamente também vai apreciar esse livro. No final de tudo, quando lemos sobre os últimos momentos do jovem idealista, um certo ar de melancolia e tristeza nos abate um pouco. Afinal foi uma vida desperdiçada. Ele era um bom rapaz, só não tinha os instrumentos ideais e a racionalidade exigida para sobreviver a algo assim.

Na Natureza Selvagem
Editora: Companhia das Letras
Autor:  Jon Krakauer

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Literatura
    Na Natureza Selvagem
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Bom dá pra entender porque o Sean Penn se imdetificou com que as desventuras do Chris McCandless. Ele fez algo muito parecido quando sem ter experiência com jornalismo, ainda mais investigativo, entrou numas de entrevistar o El Chapo e maior traficante de mundo que estava em plena fuga. Bom, o negócio deu tão errado que o El Chapo foi recapturado e a culpa caiu em cima do Sean Penn. Já viu o perigo de uma coisa dessas né? E o pior e que a entrevista ficou babaca, amadora,infamtiloide e cheia de auto elogios do Penn.
    Junto ele ferrou demais a carreira da Kate Del Castilho, uma celebridade da Televisa, que era adorada pelo El Chapo e serviu de intermediária para a tal entrevista. Tem até um documentário exclusivo sobre isso na Netflix.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Sean Penn tem um viés progressista radical, o que turva sua visão sobre a verdadeira realidade das coisas. Algo muito comum em muita gente, tanto nos EUA como no Brasil. Cegos pela ideologia muitos deles acabam na constrangedora posição de defensores de bandidos.

    ResponderExcluir