terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Vitrola Vintage

No Brasil tem se tornado bem popular esse tipo de vitrola vintage para quem deseja ouvir discos de vinil. São aparelhos até bem bonitos esteticamente, fazendo lembrar eletrodomésticos do passado. Por isso são chamadas de vitrolas vintage. O problema é que tecnicamente não são bons aparelhos de música. O som é ruim, sem qualidade sonora. Aquele consumidor mais exigente vai certamente se decepcionar. Junte-se a isso o fato de que nem todas possuem assistência técnica em nosso país. Assim se ele quebrar.. meio que acabou para quem comprou.

Outros dois pontos desfavoráveis é o preço, ali na faixa de 700 a 800 reais (um verdadeiro absurdo!) e o mais grave, esses aparelhos geralmente danificam os discos. Isso mesmo. O material muitas vezes não tem qualidade e isso complica na hora de se colocar uma agulha não calibrada para rodar seu disco. Geralmente por falta de peso do braço - pois são feitos de plásticos - a agulha pula e nesse processo vai danificando seus discos, seus LPs, o seu vinil.

Assim não aconselho a quem esteja disposto a reviver sua discoteca de vinil a aquisição de uma dessas vitrolinhas. Não vai ser um bom negócio e pode se tornar uma dor de cabeça daquelas. O melhor é procurar com outros colecionadores a aquisição de aparelhos de som melhores. Ainda não há uma linha de produção de aparelhos de qualidade no Brasil, mas boas opções podem ser encontrada ou no exterior ou em aparelhos mais antigos, que ainda funcionem bem. Assim deixo essa dica: não caia no charme das vitrolinhas vintage.

Pablo Aluísio.

Um comentário: