quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os Filmes de Arnold Schwarzenegger: Jogo Bruto / O Predador

Depois de vários sucessos no cinema o ator voltou para cumprir um contrato mais antigo. Acontece que ele ainda tinha a obrigação de fazer mais um filme com a companhia De Laurentiis Entertainment Group (DEG). Assim em 1986 surgiu nas telas o filme "Jogo Bruto". Não havia robôs assassinos e nem bárbaros violentos. O enredo girava em torno da máfia, seus crimes e a violência bem típica desse tipo de grupo criminoso. Arnold com muito gel no cabelo surgia novamente como uma espécie de "exército de um homem só", exterminando seus inimigos em larga escala.

Foi um filme que tive a oportunidade de conferir no cinema. Eu me lembro que na época não achei grande coisa. Não era o filmão que eu esperava. O poster e o trailer enganavam bem aos fãs de filmes de ação dos anos 80, porém o roteiro deixava a desejar, sendo confuso e sem direção em muitos pontos. O diretor John Irvin era muito bom, mas a equipe de roteiristas (quase todos italianos) erraram bastante a mão.

As coisa iriam melhorar (e muito) no ano seguinte. Arnold Schwarzenegger havia assinado para mais um filme de ficção. O roteiro era bem original. A produção se chamava apenas "O Predador". A direção foi entregue ao excelente John McTiernan. A estória era simples, direta a eficaz. Um grupo de militares fortemente armados eram surpreendidos no meio da selva com a presença de uma estranha criatura, sedenta de sangue. No começo, quando o enredo foi divulgado, muitos pensaram que Arnold iria interpretar o alienígena predador, mas não. Ele era apenas um dos membros da tropa, um "bad ass" que iria partir para o corpo a corpo com o estranho bicho vindo do espaço.

O filme foi um tremendo sucesso comercial. Em poucos dias de exibição se tornou um blockbuster. Em plenos anos 80, com Spielberg reinando de um lado e os filmes de ação do outro, não poderia se esperar por outra coisa. O filme caiu nas graças do público e Arnold se tornou novamente um dos nomes mais quentes de Hollywood. O filme também acabou se tornando o primeiro de uma nova linha de filmes de ficção, tão popular quanto o próprio "Aliens". E por mais irônico que isso possa parecer nos anos seguintes as duas franquias iriam se mesclar dando origem a filmes intitulados "Aliens vs Predador". Quem poderia imaginar?

Pablo Aluísio.

Um comentário: