quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

The Librarians

Essa série teve quatro temporada nos Estados Unidos, mas eu nunca tinha assistido nenhum episódio. Bom, nunca é tarde para se conhecer. Assim resolvi conferir o episódio piloto que na realidade é uma fusão do primeiro e segundo episódios, com mais ou menos 90 minutos de duração (a mesma de um longa convencional). A minha conclusão é a de que embora seja bem produzido, realizado, com elenco interessante, simplesmente não é a minha praia. Essa série eu recomendaria apenas para um público mais juvenil, na faixa entre 12 a 16 anos. Muito provavelmente se você tiver uma faixa etária maior do que essa, simplesmente não vai gostar.

O enredo é bem ao estilo fantasia. Tudo gira em torno de uma biblioteca que inclusive teria personalidade e vontade própria. No centro fica a figura do bibliotecário e seus guardiões cuja principal função seria a de recuperar artefatos históricos famosos (como a coroa do Rei Arthur, por exemplo). A referência óbvia que me veio a mente foi as aventuras de Indiana Jones, mas claro tirando todas as devidas proporções, com o diferencial de que aqui tudo é muito mais fantasioso. Não há nada muito interessante para adultos, a não ser a presença da bela atriz Rebecca Romijn (a Mystique da franquia X-Men) que sinceramente falando parece meio perdida, sem o timing certo para seu papel (como era de esperar há sempre um clima presente de humor em praticamente todas as situações).

Talvez o maior mérito da série seja a tentativa de transformar o ambiente de bibliotecas interessante para essa juventude que está aí, pouco interessada em livros. É uma metáfora que passa a mensagem subliminar de que livros podem levar você a mundos e lugares de muita aventura e fantasia, bastando para isso uma boa imaginação. Então é basicamente isso, ficarei por aqui, não pretendo continuar seguindo assistindo. Porém se você estiver na faixa etária ideal para assistir, vale a recomendação.

The Librarians (Estados Unidos, 2014/2018) Direção: Dean Devlin / Roteiro: John Rogers / Elenco: Rebecca Romijn, Christian Kane, Lindy Booth / Sinopse: Essa série juvenil explora as aventuras que nascem dentro de uma biblioteca, onde os guardiões vão precisar recuperar artefatos famosos da história e dos livros de fantasia.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Interessante: as séries com atores não tem seriedade, ou profundidade e uma animação como Rick and Morty, tem seriedade, profundidade e humor. O que será que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  2. Roteiro. Tem que ter bons roteiristas ou equipes de roteiristas inteligentes, originais. Caso contrário... nada funciona bem.

    ResponderExcluir