quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

O Planeta Plutão

Outro dia assisti a uma interessante documentário sobre Plutão. Ele foi por décadas e décadas considerado o nono planeta do sistema solar. Quando foi descoberto, no começo do século XX, se pensou que era um grande e bonito planeta rochoso nos confins do espaço. Seria uma exceção ao lado dos gasosos Neturno e Urano. E pelos cálculos iniciais ele seria quase do tamanho da Terra. Com o avanço da ciência e das observações do universo próximo finalmente se descobriu o erro: Plutão não era um grande planeta. Ele era um planetinha bem pequeno. Aliás pouco maior do que a Lua.

E ai começou a celeuma. Poderia um astro tão pequeno e limitado ser considerado um Planeta de verdade? Alguns satélites naturais do sistema eram até maiores do que ele. Como um Planeta poderia ser menor do que uma Lua de Júpiter, por exemplo? Não ficaria uma classificação errada assim? Primeiro ele foi rebaixado para uma nova categoria que o classificou como um "Planeta Anão" Nessa primeira abordagem ele ainda seria um Planeta, mas pequeno, um Planetinha apenas. Depois nem isso. Nosso amigo Plutão foi ainda mais rebaixado. Virou apenas um asteróide para alguns! A astronomia, pelo visto, também comete falhas.

Eu sempre vi corpos rochosos chamados de asteroides como apenas grandes rochas perdidas, navegando sem eira e nem beira pelo universo. Não tinham formatos de globo, mas sim de batatas, pedaços de pedra, etc. Também não tinham órbitas. Vagavam, apenas vagavam. Plutão tem o seu corpo perfeitamente esférico e até mesmo um satélite natural. E ele segue uma órbita ao redor do Sol. Para mim Plutão preenche todos os requisitos para ser um Planeta! OK, ele pode não ser grande, mas Mercúrio também não é imenso e é considerado um planeta. Assim criou-se uma série de debates no mundo da ciência sobre o que seria ou não um planeta. E para piorar ainda mais o meio de campo um novo astro chamado Ceres também foi descoberto. Parecido com Plutão surgiu a dúvida: Ora, se Plutão era um planeta, então Ceres também deveria ser. Assim o nosso sistema solrar teria dez e não apenas nove planetas.

O fato é que Plutão já faz parte da nossa cultura. Gerações de jovens foram ensinados na escola que Plutão é um de nossos irmãos no universo. Rebaixar o simpático Planeta (que tem até mesmo o desenho de um coração em seu solo gelado) nos faz esquecer do lado humano que a ciência deve ter. Não penso que Plutão seja apenas uma rocha sem personalidade a vagar no cosmos. Eu gosto da ideia que Plutão seja um Planeta, tal como a Terra, Saturno e nosso vizinho gigante Júpiter. E se o preço a se pagar por isso é transformar Ceres também em um planeta solar, que assim seja. Quanto mais vizinhos tivermos, melhor!

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário