sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Jake Gyllenhaal em busca do Zodíaco

Nesse fim de semana também revi o filme "Zodíaco" (2007). O roteiro foi baseado no livro escrito por um jornalista americano que ficou obcecado em descobrir a verdadeira identidade desse serial killer. Como se sabe esse assassino passou impune. Nunca o pegaram pelos seus crimes. De certa maneira sua história lembra a de Jack, o Estripador. Assim como o psicopata inglês ele matava pessoas e depois desafiava a polícia. Enviava pedaços de roupas sangrentas de suas vítimas e provocava as autoridades. Infelizmente assim como Jack também nunca foi preso. Pior do que isso, nunca foi identificado com certeza absoluta.

Jake Gyllenhaa, bom ator, interpreta esse jornalista obcecado. Ele chega ao caso do Zodíaco meio por acaso. Trabalhando como cartunista em um jornal de San Francisco ele acaba sabendo de antemão tudo o que está acontecendo, os crimes, as mortes. Jovens namorados pegos de surpresa, sendo executados sem piedade. O repórter interpretado por Robert Downey Jr na redação é o encarregado de cobrir o caso, mas com o passar dos anos ele vai sendo consumido pelas coisas que aconteceram. Obviamente queria dar o grande furo de reportagem, revelando a identidade do Zodíaco, mas isso jamais aconteceu.

Pior acontece com um dos policiais envolvidos na investigação. Quem o interpreta é o ator (com cara de chorão) Mark Ruffalo. Ele parece estar sempre um passo atrás do assassino. Quando chega em um suspeito muito provável as coisas começam a dar errado. A caligrafia não bate com a das cartas enviadas pelo serial killer, ele não parece ter provas para sequer levar o caso ao tribunal. Esse suspeito certamente era um péssimo exemplo, pois tinha ficha criminal envolvendo pedofilia em seu passado. Só que sem provas provavelmente escaparia de uma condenação. Assim o caso simplesmente não andava, não ia para frente. Entrou em um beco sem saída.

O caso Zodíaco foi simbólico para as polícia americana. O FBI se envolveu, mas também não conseguiu solucionar as mortes. Um fato terrível porque olhando para trás, para as mortes recriadas pelo filme, podemos perceber nitidamente que o Zodíaco passava longe de ser um criminoso precavido ou até mesmo inteligente. Ele matava à luz do dia, em lugares públicos, como no caso do casal morto à beira do lago. Chegava ao ponto de usar roupas bizarras com o mesmo símbolo que desenhava nas cartas e mesmo assim os policiais americanos não conseguiram prendê-lo. No fundo o Zodíaco não foi dos matadores mais espertos da história, mas sim, ao que parece, contou mesmo com a incompetência das autoridades para sair impune de seus atos de pura barbárie. Essa foi uma história sem final feliz. Sim, é para ficar chocado com tudo de real que aconteceu nesse trágico evento.

Pablo Aluísio.

Um comentário: