domingo, 6 de janeiro de 2008

Aves de Rapina

A grande aposta da Warner Bros para faturar com um grande sucesso de bilheteria nesse ano foi por água abaixo. O filme "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa" já é considerado um dos grandes fracassos comerciais do ano. A Warner estava esperando uma bilheteria girando em torno de 500 a 700 milhões de dólares, mas o filme decepcionou totalmente, afundando na casa dos 30 milhões!  É um resultado que não paga as custas de produção e o marketing envolvido no lançamento do filme.

Alguns executivos do estúdio culparam a atriz Margot Robbie. Ela exigiu que o filme tivesse esse longo e péssimo título, tudo no objetivo de lacrar em cima de um suposto feminismo da protagonista, mas o tiro saiu pela culatra. O curioso é que a Warner decidiu mudar o nome do filme, já com ele sendo exibido nos cinemas. Agora o filme deve ser vendido como "Harley Quinn: Aves de Rapina". É algo muito raro em Hollywood. Trocar o nome de um filme na primeira semana de exibição é um sinal de desespero do estúdio.

O prejuízo só não será mais estrondoso porque o estúdio conseguiu segurar seus custos na ordem de 85 milhões de dólares. Somando o valor gasto na promoção e marketing rompeu-se a casa dos 100 milhões, mas pelo menos o filme não custou os previstos 200 milhões, o que poderia levar o estúdio a uma falência. Parece que na véspera do começo das filmagens a Warner puxou o freio de mão com medo de que o filme da Arlequina não desse certo. Foi uma previsão na mosca. Agora na segunda semana a tendência é a bilheteria murchar para 20 por cento, ou seja, "Aves de Rapina" não conseguirá alcançar voo, se espatifando mesmo no chão antes de decolar.

Pablo Aluísio.

Um comentário: