terça-feira, 24 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis e Nick Adams

Elvis Presley era Gay? Logo nos primeiros dias de sucesso Elvis, por se vestir de maneira muito sui generis, teve que arcar com insinuações e boatos de que na verdade seria gay. Afinal de contas nenhum homem dançava como ele nos conservadores anos 1950! Um homem rebolar naqueles tempos era algo inaceitável para muitos. Não raro Elvis era xingado por algum namorado enciumado quando descia do palco, isso foi algo que ele teve que conviver desde os primeiros dias na estrada. Elvis com o tempo passou a ignorar os gritos de "Bicha, bicha" para evitar maiores problemas. Por muito tempo as acusações de que Elvis era gay não passaram disso, meros xingamentos provenientes de pessoas que não gostavam dele, nem de seu estilo escandaloso e nem de sua dança diferente. O Rock era o inimigo e Elvis o seu alvo preferido. Quando se tornou um grande mito popular e foi para Hollywood os boatos voltaram a ganhar força. Apesar de parecer uma comunidade muito sofisticada, a capital do cinema também tinha hábitos de cidadezinhas do interior, inclusive fofocas infundadas.

Como se sabe Elvis foi um grande fã de James Dean. Era apaixonado por seus filmes e seu estilo de vida. Assim que pintou em Hollywood Elvis fez questão de conhecer todos os membros da antiga turminha de atores e atrizes que formavam os amigos mais próximos de Dean. O problema é que assim como James Dean praticamente todos ao seu redor ou eram gays ou bissexuais. Sal Mineo e Nick Adams, por exemplo, eram notoriamente conhecidos por seus casos homossexuais dentro e fora dos estúdios. Embora para o grande público nada disso fosse revelado dentro da comunidade de Hollywood esse segredo era bem conhecido. Ao ver Elvis tão próximo da turma gay de Dean as fofocas começaram a pipocar em todas as festas, encontros e eventos sociais do meio cinematográfico. Afinal de contas viver cercado desse pessoal não ajudaria muito na convicção de que Elvis era um autêntico macho viril. Se a grande maioria deles era gay o que Elvis estaria fazendo no meio daquela turma?

Embora Elvis tenha colecionado namoradas naqueles anos os boatos sempre persistiram. Afinal ele bem poderia ser como o seu próprio ídolo James Dean que era bissexual, saindo com homens, se apaixonando por mulheres, tudo ao mesmo tempo agora. A questão é que Presley ficou muito próximo de Nick Adams e todos sabiam que Nick era gay. No fundo Elvis queria alguém com experiência em arte dramática para lhe ajudar nos filmes pois ele nunca havia atuado antes em sua vida, era algo novo. Como nunca havia também estudado para ser ator, ele começou a usar Nick para lhe ajudar nisso. Assim quando estava filmando Elvis precisou da presença constante de Adams ao seu lado. Ao levar o amigo para sua mansão em Los Angeles a boataria só inflamou.

A verdade pura e simples é que Elvis era de fato um heterossexual convicto, a tal ponto inclusive de eliminar qualquer outra pessoa com traços gays de sua convivência pessoal. Ele entrou na turma de James Dean mas aquelas pessoas não era subordinadas a ele em nada e nem tinham satisfações a dar. Certamente eram gays e não estavam nem aí para o que pensavam deles. Em se tratando de Máfia de Memphis porém Elvis era intransigente. Qualquer novo membro que demonstrasse qualquer sinal de homossexualidade era logo afastado do grupo. Hoje em dia ele até correria o sério risco de ser chamado de homofóbico dentro dos padrões morais do politicamente correto que impera. Sem dúvida era um aspecto dúbio em sua personalidade. Em Hollywood Elvis se mostrava bem tolerante com as pessoas ao seu redor, mas em Memphis as coisas mudavam de tom.

Nick Adams morreu muito jovem, em 1968, pois sua carreira foi decaindo cada vez mais até o ponto em que ficou estagnada. Nick foi para o mundo da TV (considerado um meio menor para quem já tinha sido um ator de cinema) e acabou se entregado ao vício em drogas pesadas. Elvis tentou ajudar. mas ninguém pode salvar uma pessoa de si mesma. De uma forma ou outra ele continuou sendo amigo de Adams até o fim de sua vida. Não raro ao saber que o colega estava filmando em algum estúdio vizinho ia até lá para um aperto de mãos ou uma conversa agradável sobre os velhos tempos. Existem vários fotos de Elvis com Nick Adams, inclusive no set de filmagens da série "The Rebel", com o ator ainda caracterizado como seu personagem.

A partir dos anos 70 ninguém mais falava da amizade próxima de Elvis e Nick Adams, nem para tentar macular de alguma forma a masculinidade de Presley. Era algo esquecido e que ficara para trás. Afinal o astro de Memphis namorou centenas de mulheres elegantes e bonitas ao longo de sua vida. Ninguém tinha mais dúvidas sobre sua opção sexual. A pergunta se Elvis era gay voltou à tona novamente por causa de um livro escandaloso escrito pela  madrasta do cantor após sua morte. Dee Stanley havia se casado com Vernon Presley após a morte de sua esposa Gladys, e conviveu muitos anos com Elvis. O Rei do Rock não gostava dela por motivos óbvios e isso criou uma tensão entre eles.

Algumas biografias afirmam que Dee tentou inclusive ter um romance com Elvis bem debaixo do nariz de Vernon e que o cantor a despachou de forma veemente. Aliás ficou bastante escandalizado com sua falta de discrição dentro de sua família. Verdade ou não, parece que Dee se vingou de Elvis nas páginas de seu livro ao afirmar que literalmente pegou Elvis na cama com Nick Adams nos tempos de Hollywood. Ela sem querer abriu a porta do quarto de Presley e os flagrou na mesma cama em situação bastante suspeita! Infelizmente todos os envolvidos nisso estão mortos, Elvis, Adams e Dee (falecida ano passado em Nashville). Os fãs de Elvis na época do lançamento do livro obviamente ficaram furiosos com as afirmações de que Elvis teria experimentado alguma atividade homossexual em seus tempos de membro da ex-turminha de James Dean, mas ela jamais voltou atrás em suas afirmações. No final das contas fica o dito pelo não dito. Particularmente não acredito em sua versão dos fatos. De uma maneira ou outra essa questão sobre a verdadeira sexualidade de Elvis não deixa de ser um dos aspectos mais curiosos de sua biografia ao qual cada um deverá tirar sua própria conclusão.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. As pessoas mais próximas são as piores. Ser casada com o pai, e olhando a beleza jovem do filho. É natural que por ser interesseira, estivesse com o homem errado. Aos olhos dela. Alguém rejeitado como ela, só pode querer denegrir sua imagem. Uma safada.

      Excluir
  2. Elvis Presley - Elvis e Nick Adams
    Pablo Aluísio
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir
  3. Pablo parabéns pelo blog,mas gostaria de deixar a minha opinião sobre a amizade do Elvis com o Nick Adams.
    Como você bem explicou o Elvis era muito fã do James Dean e ficou próximo da turma dele,mas na verdade segundo amigos próximos o Elvis nunca acreditou que o James Dean fosse bissexual e nem passava por sua cabeça que o Nick Adams também fosse.
    Dessa turma um dos caras que o cantor acreditava ser bissexual era o ator Sal Mineo(Que na verdade era).
    Se existia algum comentário sobre o Nick Adams,o cantor acreditava ser boatos maldosos porque o Adams sempre teve belíssimas namoradas e pouco depois casou com uma famosa atriz,tiveram filhos e seu casamento acabou por causa de um romance do Adams com uma outra atriz.
    A mãe do Elvis gostava muito do Adams e o Coronel Parker fazia questão que Elvis se enturmasse com ele e até o contratou para algumas aparições nos pré shows do cantor nos anos 50.
    Portanto na minha opinião e de alguns membros da máfia de Memphis,Elvis não acreditava na bissexualidade do Nick Adams que aliás nunca foi comprovada.
    Há quem diga que depois de um tempo e por ser homofóbico Elvis passou a ficar incomodado com esse boato e na dúvida preferiu se afastar do ator.
    As poucas vezes que se encontraram depois que Elvis se alistou em 1958 foram em set de filmagens nos anos 60.
    Mas que o Elvis continuou apreciando o seu trabalho e sempre foi grato ao Nick Adams pela ajuda no começo da carreira e o respeitava muito.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Matheus. Você trouxe um aspecto interessante ao mostrar a opinião de Elvis e o que ele efetivamente pensava sobre todos esses boatos e pequenas fofocas que circulavam por Hollywood naquela época. Realmente boas as suas observações. Obrigado pela visita, pelo texto e pelos elogios ao blog. Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. É MEIO DIFICIL ACREDITAR QUE UM CARA LEVA UM GAY PRA MORAR EM SUA CASA E NÃO TEM NADA COM ELE ....O QUE PROVOCOU EM ELVIS AS FORTES INFLAMAÇÕES INTESTINAIS QUE ELE TINHA ? ACHO QUE ALGUNS TABUS PRECISAM SER QUEBRADOS ESTAMOS EM 2017 E NÃO EM 1960

    ResponderExcluir
  6. Essa história de tachar as pessoas de gay, muitas vezes, tem a intenção de insultá-las. Elvis tinha uma mania de desmunhecar quando dançava, colocar microfone dentro da boca, vivia cercado de homens o tempo todo, etc., todavia não acredito que ele fosse gay. Já, o James Dean e Marlon Brando creio que fossem bissexuais. Independemente de suas inclinações nessa área, os considero grandes artistas e, ao lado dos Beatles, os maiores ídolos do século vinte.

    ResponderExcluir