domingo, 15 de março de 2009

Elvis Presley - The Final Curtain CD 4

Chegamos ao quarto CD da coleção The Final Curtain. Aqui temos uma boa e uma má notícia. A boa é que podemos finalmente ouvir material realmente inédito com o show gravado em Saginaw no dia 2 de maio de 1977. Muitos (inclusive esse que escreve) só conheciam o concerto pelo sofrível bootleg audience "Springtime in Saginaw". Assim podemos ouvir finalmente em soundboard essa mesma apresentação. Não é um som de qualidade superior, diria até que deixa muito a desejar mas mesmo assim é válido o lançamento. Pena que a performance de Elvis esteja pouco inspirada. Essa é a má notícia. Além do set list de rotina Elvis não leva adiante algumas canções que poderiam se transformar em preciosos momentos (como Trouble de King Creole que ele apenas "brinca" de cantar). Que pena pois uma versão completa do clássico Trouble viria bem a calhar em um momento como esse. Infelizmente tudo fica apenas na vontade. Aliás a cidade de Saginaw é bem conhecida pelos fãs de Elvis uma vez que foi aqui que ele também se apresentou para os trabalhos de parte do especial "Elvis in Concert". Pelo jeito apesar de fraca performance o público gostou o que fez ele retornar depois.

No mais nada de muito relevante acontece durante a apresentação. Elvis surge aqui nesse registro pouco concentrado, disperso, soltando piadinhas em demasia e desinteressado. Para quem gosta de imprevistos e curiosidades que aconteciam no shows de Elvis Presley nos anos 70 há uma falha técnica no microfone do cantor bem no comecinho de "Polk Salad Annie". Como sempre fazia nessas ocasiões Elvis brinca muito com o fato, tira onda e depois reinicia a música (lembra o mesmo problema que surgiu em Las Vegas durante as filmagens de "That´s The Way It Is"). A lamentar apenas que pouco se captou da reação de Elvis no momento da falha do microfone. Como há pouca captação do som ambiente também ficamos momentaneamente em um silêncio incômodo, como se simplesmente a faixa tivesse acabado sem mais nem menos. Para falar a verdade o concerto em si vai acontecendo meio que ao acaso. Elvis parece um pouco fora de tom, deixando passar vários trechos de canções ao perder sua deixa. Uma situação um pouco desanimadora. Vale pelo resgate e pouco além disso.

Para completar o CD os produtores colocaram algumas canções avulsas de quatro concertos diferentes de Elvis realizados em Toledo (23 de abril), Duluth (29 de abril) e Chicago (1 e 2 de maio). Nenhuma novidade nessas faixas. O show de Toledo, por exemplo, já está há bastante tempo disponível no CD 2 do bootleg "Goodbye Memphis", já o concerto de Duluth pode ser conferido no CD "A Day in Duluth". A faixa "My Way" creditada como gravada em Chicago na realidade foi apresentada por Elvis em Toledo, o que demonstra um deslize por parte de quem organizou as canções. Além do mais está mal situada ao lado de outra versão de "My Way" supostamente também gravada na mesma cidade. Como eu já escrevi ao me referir ao outro CD dessa coleção não aprecio mesmo esse sistema de jogar momentos avulsos, misturando músicas de concertos diferentes, num tremendo balaio de gatos. Tudo soa desorganizado, jogado ao acaso. Seria bem melhor que colocassem dois concertos por CD (já que os shows de Elvis também eram curtos em duração). Dessa forma seria bem melhor no quesito organização. Enfim, se fosse definir sinteticamente esse quarto CD da coleção diria que ele é rotineiro, apesar de trazer algum material inédito.

Elvis Presley - The Final Curtain CD 4
01. That's All Right
02. Trouble
03. I Got A Woman/Amen
04. Love Me
05. Happy Birthday To You
06. Hound Dog
07. Trying To Get To You
08. Jailhouse Rock
09. My Way
10. Little Sister
11. Teddy Bear/Don't Be Cruel
12. Help Me
13. O Sole Mio/It's Now Or Never
14. Love Me Tender
15. Why Me Lord
16. Polk Salad Annie/Microphone Change Over
17. Polk Salad Annie
18. Mystery Train/Tiger Man
19. Can't Help Falling In Love
20. Polk Salad Annie
21. Big Boss Man
22. Bridge Over Troubled Water
23. My Way
24. Fairytale
25. My Way

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir