terça-feira, 3 de março de 2009

Elvis Presley - Disco de Ouro (1977)

Elvis Disco de Ouro - Não há como falar sobre a discografia brasileira de Elvis Presley sem citar "Elvis Presley - Disco de Ouro". Esse foi o álbum nacional que mais tempo ficou em catálogo em nosso país. O disco era item obrigatório em qualquer loja de discos de qualquer cidade do país. Era presença certa seja nos grandes magazines, seja nas pequenas lojas de esquina pelo país afora. Até mesmo naqueles lugares onde não havia quase nenhum título de Elvis à venda era certo encontrar ao menos uma cópia do Disco de Ouro para vender. Como explicar tanta popularidade, ainda mais de um LP sem nenhum grande atrativo, uma mera coletânea de sucessos como esse?

O fato é que uma série de eventos acabaram contribuindo para o Disco de Ouro ser o mais vendido LP de Elvis no Brasil em todos os tempos. O primeiro é cronológico. O disco foi lançado pela RCA em nosso país em março de 1977, ou seja, poucos meses antes da morte de Elvis. Na verdade "Elvis Presley - Disco de Ouro" faz parte de uma coleção de LPs com esse selo lançado pela gravadora com aqueles que eram, na época, os maiores vendedores de discos da RCA. Isso é facilmente perceptível ao se olhar a contracapa do disco: vários outros LPs dessa mesma série estão anunciados lá. Propagandas desse estilo eram comuns na época. Assim é desnecessário dizer que quando Elvis morreu em agosto de 1977 e o público foi às lojas em busca de algum LP do cantor encontraram à venda justamente o Disco de Ouro. Por isso em pouco tempo a coletânea estourou em vendagens. Era sim o disco certo na hora certa, principalmente para quem não era colecionador ou fã do cantor e só queria levar uma lembrança de Elvis para casa.

Outro fator que fez esse álbum cair no gosto popular foi sua seleção musical, feita e elaborada especialmente para o público brasileiro. Não é por outra razão que o disco abria logo com a conhecida "Kiss Me Quick". É fato que nos EUA nenhuma coletânea traria essa canção como carro chefe pois por lá a música passou em brancas nuvens e não fez o menor sucesso que alcançou em nosso país. O resto das músicas não eram diferentes, uma boa seleção das mais populares de Elvis como Don´t Be Cruel, Jailhouse Rock, Love Me Tender e Tutti Frutti (outra que dificilmente entraria em uma coletânea Made in USA). Interessante é que em algumas regiões o disco acabou ficando conhecido como "Kiss Me Quick" mesmo não sendo esse seu título original. O fato é que o disco caiu nas graças popular. Infelizmente o álbum não informa o autor da seleção musical, de qualquer forma não há como negar que ele acertou em cheio.

A direção de arte do álbum era bem simples mas eficaz. Aproveitaram uma foto bem conhecida retirada da discografia americana (já fazia parte das capas de "A Date With Elvis" e "Elvis Golden Records") e a colocaram no estilo visual de todos os demais álbuns dessa série. Era algo sem maiores firulas mas de certa forma era uma capa bem eficiente e chamativa. Outro ponto a favor no sucesso do disco. "Elvis - Disco de Ouro" foi tão popular que arrisco a dizer que esteve na casa de praticamente todo apreciador de música nos anos 70 e 80. Sempre o encontrava nas casas de amigos, vizinhos ou parentes, mesmo que eles não fossem grandes fãs de Elvis. O disco vendeu muito e por longo tempo. Segundo pesquisas descobri que o LP ficou em catálogo (ou seja sempre sendo fabricado pela gravadora RCA no Brasil) por longos 16 anos. Na verdade ele só saiu de cena quando o próprio vinil saiu do mercado. Mesmo assim ganhou uma digna reedição em CD logo no comecinho dos anos 90, o que demonstra ainda mais a força de seu apelo comercial no Brasil. Por tudo isso não restam dúvidas que o LP marcou a discografia brasileira de Elvis Presley definitivamente.

Elvis - Disco de Ouro (1977)
Kiss Me Quick
It´s Now Or Never
Don´t Be Cruel
Hound Dog
Jailhouse Rock
One Night
I Need Your Love Tonight
Tutti Frutti
All Shook Up
Heartbreak Hotel
Love Me Tender
Loving You
Blue Suede Shoes
Surrender

Pablo Aluísio.

19 comentários:

  1. Outro disco de Elvis fora esse que dava para encontrar mas com um pouco de dificuldade era o 40 Greatest lançado pela Singla(Som Livre)em 1975.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Roberto. A diferença básica entre eles é que o 40 Greatest por ser um disco duplo não tinha tanta vocação comercial como o disco de ouro, que afinal custava bem menos.

    ResponderExcluir
  3. Este disco pra mim é emblemático pois foi o meu primeiro(de muitos)LP de Elvis. Eu o ouvia todos os dias e cheguei a pensar que aquela agulha fosse furar o vinil. Pablo, mais um ótimo texto de sua autoria. De agora em diante estarei mais presente em seu Blog. Estive trabalhando muito neste início de ano e ainda por cima sofri o falecimento de meu pai que foi meu grande mestre em todos os sentidos de minha vida.
    Abração Pablo e parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Telmo pela visita e principalmente pelo seu texto. Lamento a morte de seu pai, realmente deve ter sido uma grande perda. Infelizmente o ciclo de nossa existência é assim mesmo.

    Continue acompanhando o blog Telmo, sempre que possível estarei colocando novos textos por aqui.

    Grande abraço,
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Que saudade!!! Minha vizinha (uma espécie de prima) tinha o LP e, por incrível que possa parecer, nós nos referíamos a ele como o Kiss Me Quick!! Coincidentemente, encontrei o CD na semana passada nas Lojas Americanas!! Claro que pedi como "lembrança do Dia das Mães".

    ResponderExcluir
  6. Ana, como eu mesmo escrevi realmente o disco ficou conhecido em várias regiões no Brasil como "Kiss Me Quick". Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia do sucesso desse disco, afinal só me tornei fã de Elvis em 2002 com o sucesso A Little Less Conversation, remix, hj tenho dezenas de CDs, inclusive este. Prefiro as versões ao vivo do rei mas desde pequeno eu gostava de Kiss me Quick. Excelente blog!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo, estou fazendo um levantamento de uma imensa coleção de lps deixada por meu tio a sua família, entre essas raridades muitas de elvis incluindo elvis, king creole, saudades de um pracinha, disco de ouro 1, 2e 3. essa coleção será vendida em breve, esta em otimo estado e proramos por amantes do vinil que irão cuidar bem.

    Rodrigo Oliveira Goiânia- GO rodrigoteo@msn.com

    ResponderExcluir
  9. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  10. Mas, quanto afinal este lp/cd vendeu aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  11. Eles esqueceram de incluir o grande sucesso no Brasil, que foi "Sylvia", 1º lugar aqui no país, como "Kiss Me Quick", que também chegou ao 1º lugar no Brasil! PS. "Kiss Me Quick" não foi mal nas paradas americanas de forma alguma, pois ela alcançou o tão almejado Top 40, ficando em 34º lugar (Kiss Me Quick/Suspicion - 1964), mesmo tendo sido já lançada há 2 anos antes no LP "Pot Luck", em 1962!

    ResponderExcluir
  12. Meu primeiro LP de Elvis. Comprei em 1980. Hoje tenho mais e 300 CD's do Rei !

    ResponderExcluir
  13. Essa série conta com o vol. 2 e 3. Não apenas de Elvis mas tambem de outros cantores da RCA.

    ResponderExcluir
  14. Que o lp fez sucesso e vendeu é FATO! Eu o tenho em minha coleção, mas acho que tem uma qualidade de som terrível!

    ResponderExcluir
  15. Os discos de vinil de ELvis lançados no Brasil sempre tiveram qualidade inferior. Principalmente os fabricados nos anos 1970 e 1980.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Quanto sera que custa uma fita desta, em perfeito estado?
    Na caixinha?

    ResponderExcluir
  18. Esse disco ficou em catálogo desde o seu lançamento, mas não superou o Elvis Now (ou Elvis Sylvia), que foi prensado de 1972 até 1992 ou mais. That's The Way (Elvis Era Assim) também foi prensado desde o seu relançamento em 1977, sendo que muita gente que não era fã de Elvis o adquiria por causa de "Bridge".

    ResponderExcluir