terça-feira, 3 de março de 2009

Elvis Presley - Elvis Sings for Children and Grownups Too!

Já que o dia das crianças está chegando eu me lembrei recentemente desse LP intitulado "Elvis Sings for Children and Grownups Too!" que tenho até hoje em minha coleção de discos de vinil. O álbum foi lançado originalmente em 1978, ou seja, um ano após a morte de Elvis, e mostra claramente que a RCA Victor tinha um vasto mercado consumidor ávido em adquirir discos do cantor mas, até aquele momento, não sabia muito bem como fazer isso. A morte de Elvis ocorrida poucos meses antes criou uma verdadeira corrida às lojas em busca de seus álbuns e discos. De repente todo mundo parecia ter virado fã da noite para o dia. 

Um tipo de sentimento muito comum em relação a grandes ídolos mortos. Como foi um acontecimento inesperado, a gravadora não estava muito preparada para a demanda, por isso começou a criar coletâneas sem muito sentido, aproveitando geralmente datas festivas. O importante era faturar com o calor do momento. Foi dentro desse contexto meio bagunçado que surgiu essa seleção especial para crianças (algo que convenhamos me soa bizarro até os dias de hoje!). O conteúdo reúne músicas infantis cantadas por Elvis ao longo de sua carreira. Obviamente que como roqueiro ou astro de Las Vegas não haveria espaço para esse tipo de faixa, mas em Hollywood tudo era possível. Por essa razão a grande maiorias das músicas foram retiradas de trilhas sonoras, as mesmas que quase acabaram com sua carreira nos anos 1960.

O disco também apresenta alguns equívocos pois nem todas as faixas foram gravadas para o público infantil. Veja por exemplo o clássico "(Let Me Be Your) Teddy Bear". Essa canção da trilha sonora de "Loving You" apesar de ter o nome de um brinquedo popular nos Estados Unidos na época é direcionada na verdade para as fãs adolescentes de Elvis dos anos 1950. Como se sabe surgiu um boato (não verdadeiro) em 1956 de que Elvis adorava ursinhos de pelúcia. Assim de repente as fãs começaram a enviar o ursinho Teddy de presente para ele em Memphis, a ponto do cantor ter que ir à imprensa dizer que ficava muito comovido com o carinho de todas elas, mas que não havia mais lugar em Graceland para tantos ursinhos! Para aproveitar a repercussão dos acontecimentos então a música foi composta. "The Puppet On A String" e "Angel" também seguem essa linha de amores adolescentes, pouca coisa tendo a ver com crianças. 

Entre as músicas puramente infantis se destacam mesmo "Wooden Heart" da trilhas sonora "G.I. Blues" que rendeu uma ótima cena no filme com as marionetes e "Old Shep", um clássico absoluto de seu segundo disco de 1956 e também a única representante de uma obra essencialmente mais roqueira do cantor (embora a canção em si seja uma balada chorosa). E finalizando o disco especialmente criado para a garotada vem a linha trash representada pelas maçantes "How Would You Like To Be" e "Cotton Candy Land" (ambas da mais infantil trilha sonora da carreira de Elvis, "It Happened at the World's Fair" de 1963) e "Old MacDonald" (que confesso simpatizo por ser assumidamente idiota e divertida!). Pois é, em 1978 a RCA provou que ainda não sabia que lado ia em relação ao fantástico acervo de Elvis. Isso só se tornaria mais claro anos depois quando vasto material gravado por ele foi encontrado pegando poeira nos arquivos da gravadora... mas isso, é claro, é uma outra história.

Elvis Sings for Children and Grownups Too! (1978)
(Let Me Be Your) Teddy Bear
Wooden Heart
The Five Sleepyheads
The Puppet On A String
Angel
Old MacDonald
How Would You Like To Be
Cotton Candy Land
Old Shep
Big Boots
Have A Happy

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir