quinta-feira, 12 de março de 2009

Elvis Presley - Long, Lonely Highway

Esse CD do selo FTD é bem curioso por vários motivos. Um deles é sua capa. Perceba que é antes de tudo uma homenagem à capa do disco Elvis Golden Records vol. 2, uma das mais lembradas da carreira do cantor. Com fundo branco e várias figuras de Elvis a capa fez escola sendo bastante imitada por outros artistas, inclusive no Brasil. É aquela coisa, nem sempre uma boa ideia precisa ser megalomaníaca ou exagerada para marcar época. A simplicidade do design chama muito atenção até nos dias de hoje. Outro aspecto curioso desse título é a grande quantidade de takes iniciais presentes (takes 1 ou 2, por exemplo). Esse tipo de gravação é relevante pois traz a primeira tentativa de acertar a música dentro dos estúdios. Certa vez escrevi sobre a grande eficiência de Elvis Presley dentro dos estúdios, geralmente gravando um LP inteiro em apenas uma ou duas noites.

Pois bem, esse CD mostra bem isso. Quando a luz acendia dentro da cabine de gravação Elvis já estava praticamente pronto ao lado de seus músicos. Muitos takes inicias são praticamente iguais às masters oficiais que conhecemos. Elvis chegava lá e resolvia como regra geral tudo de forma rápida e o mais importante, com qualidade. Com Elvis Presley certamente não se aplicava o velho lema de que "A Pressa é inimiga da perfeição". "Long Lonely Highway" foca nos anos 60, com gravações que vão desde o começo da década até praticamente seu final. Muitas pessoas que escrevem sobre música ainda insistem em qualificar essa fase de Elvis como um período de menor qualidade musical por parte do cantor, onde ele teria deixado o rock mais visceral de seus primeiros discos por um som mais suave, de romantismo extremo. Bobagem. Elvis apenas seguiu a própria tendência musical que acontecia na música americana no período. Não foi Elvis que suavizou, foi a própria cultura musical do período que seguiu para um lado mais pop. De qualquer forma engana-se quem pensa que essa fase foi destituída de valor. As próprias canções aqui presentes mostram justamente o contrário.

As faixas foram retiradas principalmente das sessões que deram origem aos discos "Elvis is Back" e "Pot Luck With Elvis", além de singles e bonus songs de trilhas para filmes. Muitas delas inclusive saíram diretamente do conhecido projeto "The Lost Album", o LP nunca lançado por Elvis nos anos 60. Eu particularmente gosto muito desse material pois foi uma tentativa muito válida por parte de Elvis e banda em produzir material com maior qualidade que suas costumeiras trilhas pós 1963. Entre os destaques cito a sempre curiosa "Come What May", uma daquelas canções que caíram em um injusto limbo dentro da discografia do cantor, tanto por terem sido mal lançadas e pessimamente divulgadas, o que em absoluto tiram seus méritos em termos de qualidade sonora. Hoje o título está parcialmente ultrapassado até mesmo pelos lançamentos posteriores do selo FTD (que trouxeram muitas dessas sessões quase na íntegra) mas de qualquer forma vale a citação de seu lançamento. É um bom produto para o fã de Elvis Presley ter em casa na sua coleção.

FTD Long, Lonely Highway
01. It's Now or Never (take 1)
02. A Mess Of Blues (take 1)
03. It Feels So Right (take 2)
04. I'm Yours (take 2)
05. Anything That's Part of You (take 2)
06. Just For Old Time Sake (take 1)
07. You'll Be Gone (take 4)
08. I Feel That I've Known You Forever (take 3)
09. Just Tell Her Jim Said Hello (take 5)
10. She's Not You (take 1, WP-4)
11. Devil In Disguise (takes 2, 3)
12. Never Ending (take 1)
13. Finders Keepers, Losers Weepers (take 1)
14. Long Lonely Highway (take 1)
15. Slowly But Surely (take 1)
16. By And By (take 4)
17. Fools Fall In Love (take 4)
18. Come What May (stereo master)
19. Guitar Man (take 10)
20. Singing Tree (take 13)
21. Too Much Monkey Business (take 9)
22. Stay Away (take 2)

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Grande Pablo, to ouvindo esse disco faz uns três dias hehe. Abraço Baratta

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Produção: ★★★
    Arranjos: ★★★
    Letras: ★★★
    Direção de Arte: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir