Mais um álbum exclusivo da discografia brasileira. Foi um LP importante para Elvis no Brasil pois na época havia poucos títulos em catálogo por aqui (Elvis Disco de Ouro e Elvis in Concert eram um dos poucos títulos que se encontravam facilmente nas lojas). Também teve sua seleção musical feita em colaboração com fãs clubes nacionais (em especial o SPEPS) e uma boa campanha de marketing vinculada no canal SBT. Em termos de direção de arte se trata realmente de um produto bem acabado e caprichado - capa bonita, dupla, com belas fotos de Elvis em seu interior e cuidado técnico mais detalhado do que de costume.
Pessoalmente o disco em si nunca chamou muito a minha atenção. Nessa época eu já tinha tido acesso a praticamente toda a discografia oficial americana de Elvis e por isso lançamentos como esse não me causavam maior interesse. Obviamente na época do mercado de vinis ter um disco assim à disposição dos consumidores era bem importante, tanto que acabou levando as músicas de Elvis para muitos admiradores novos. Com certeza alguns deles levaram à frente seu gosto pela música do cantor, indo, por exemplo, atrás de outros títulos nacionais. "The Best of Elvis", como o próprio nome sugere, procurava trazer o que havia de melhor na carreira do astro em todas as suas fases. Pelo menos isso era o que sugeria sua denominação aos consumidores. Olhando a lista das canções porém percebemos que os idealizadores do álbum não foram tão previsiveis como era de supor. Há sim vários medalhões da carreira de Presley, tais como "Love Me Tender", "Jailhouse Rock", "Always On My Mind" etc mas no meio delas também vamos encontrar várlos "Lados B", canções pouco conhecidos e nem um pouco manjadas por aqui. Nessa categoria estaria "Down in The Alley", "Never Ending" e outras músicas dos anos 60 e 70 que nunca sequer tinham sido lançadas no Brasil como "I´m Leaving".
Esse LP seria bem sucedido comercialmente, tanto que daria origem a outros da mesma série e ganharia também sua versão digital, em laser disc. De certa forma veio para ocupar o espaço do velho e cansado "Elvis Disco de Ouro" nas prateleiras das lojas de discos pelo Brasil afora. Obviamente não teve um reinado de tanta duração quanto o anterior, até mesmo porque com a chegada da internet a própria indústria musical sofreria forte abalo e a obra de Elvis em sua íntegra ficaria à disposição do internauta sem a necessidade de passar por títulos como esse, que em pouco tempo ficariam completamente obsoletos com o novo modelo. De qualquer forma fica como curiosidade de um tempo onde fãs e a indústria se uniram para tentar renovar o catálogo musical de Elvis Presley em nosso país.
Pablo Aluísio.
Avaliação:
ResponderExcluirProdução: ★★★
Arranjos: ★★★
Letras: ★★★
Direção de Arte: ★★★
Cotação Geral: ★★★
Nota Geral: 7.9
Cotações:
★★★★★ Excelente
★★★★ Muito Bom
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim
Q texto massa, meu amigo. Conhecimento musical na veia, recheado com pecados de boas experiências sobre o mundo do vinil. Quero seguir lendo muito mais! Obg!
ResponderExcluir